Últimas Notícias

[5]

Cientistas alcançam uma fase da água antes só vista na teoria: Gelo Superiônico



Em um estudo publicado esta semana na Nature Physics (1), pesquisadores reportaram a descoberta de uma nova fase da água - chamada de 'gelo superiônico' - que existe como uma espécie de combinação entre um sólido e um líquido.

A nova forma de estado físico consiste de um fluído de íons hidrogênio (H+) fluindo com grande velocidade e se movendo ao longo de uma grade de oxigênio. Tal estrutura foi gerada quando uma amostra de água (na fase sólida VII) foi comprimida com grandes pressões por dois pedações de diamantes e atingida com um potente laser, gerando uma pressão gigantesca - cujo valor alcançou em torno de 1 milhão de vezes aquele da nossa atmosfera à nível do mar (1 atm) - e um aumento drástico de temperatura de milhares de graus Celsius. Uma condutividade altamente iônica acima de de 100 S/cm foi também comprovada por medidas de refletividade e absorção óptica, comprovando a existência dos íons H+ difundindo de maneira altamente eficiente, algo esperado do gelo superiônico.


- Continua após o anúncio -



Os cientistas já previam teoricamente essa nova forma da água sob essas extremas condições há 30 anos e agora ela foi demostrada na prática. Esse tipo de água não é encontrada naturalmente na Terra, mas acredita-se que ela possa existir no manto de planetas como Neptuno e Urano, onde as pressões são gigantescas (aliás, é provável que boa parte do interior desses planetas seja constituída de água nesse estado). Além disso, os vigorosos movimentos de convecção nessa camada  junto com a condutividade do gelo iônico podem gerar um campo magnético extra capaz de explicar algumas observações astronômicas conflitantes desses planetas.


(1) Publicação do estudo: Nature

Cientistas alcançam uma fase da água antes só vista na teoria: Gelo Superiônico Cientistas alcançam uma fase da água antes só vista na teoria: Gelo Superiônico Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 09, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]