Exercícios físicos podem reverter danos no coração oriundos de uma vida sedentária
Segundo um novo estudo publicado na Circulation - periódico da American Heart Association - e realizado por pesquisadores da UT Southwestern and Texas Health Resources, a prática regular de exercícios físicos podem reverter os danos gerados pelo sedentarismo associado ao avanço da idade no coração, ajudando a prevenir futuras falhas cardíacas.
Para colher o máximo de benefícios possíveis dessa estratégia, o regime de exercícios físicos deve começar até o final da meia-idade (antes dos 65 anos), quando o coração aparentemente retém alguma plasticidade e habilidade de se remodelar, de acordo com os achados dos pesquisadores. E quanto mais cedo o contínuo regime regular de atividades físicas começar, maiores os benefícios nesse sentido. E mais: os exercícios físicos devem ser realizados de quatro a cinco vezes por semana. Duas ou três vezes por semana não é o suficiente, ainda segundo os pesquisadores.
O regime proposto e testado no novo estudo incluiu exercícios físicos em sessões durando, no mínimo, 30 minutos, além do aquecimento. Foram 61 participantes, divididos em dois grupos (um sendo o controle, onde neste foram realizados apenas treinos de yôga e de balanço corporal):
- Uma das sessões semanais incluiu um programa de atividades físicas de 30 minutos, como exercícios aeróbicos, onde o ritmo cardíaco ultrapassava 95% da taxa de pico por 4 minutos, e com 3 minutos para recuperação, repetidos 4 vezes.
- Cada intervalo de sessão foi seguido por uma sessão de recuperação realizada com relativa baixa intensidade.
- Um dia de sessão durava 1 hora e era de moderada intensidade (aqui a sessão pode englobar atividades como tênis, dança aeróbica, caminhada ou bicicleta).
- Uma ou duas das sessões foram realizadas em cada semana com uma moderada intensidade, ou seja, onde a pessoa chega a suar e ficar um pouco sem ar, mas ainda capaz de manter uma conversa.
- Uma ou duas sessões usando treinos resistivos (musculação) via pesos livres ou exercícios em máquinas específicas.
Os participantes - os quais tinham de 45 a 64 anos de idade - foram progredindo na intensidade dos exercícios físicos em diferentes níveis, indo de esforço leve nos primeiros 3 meses, moderado nos 3 meses seguintes e um máximo de alta intensidade depois de 10 meses. 53 deles conseguiram completar o estudo.
- Continua após o anúncio -
No final do experimento, aqueles engajados nos exercícios físicos, em comparação com o grupo de controle, mostraram 18% de melhora no aproveitamento máximo de oxigênio durante as atividades físicas e mais do que 25% de melhorar na elasticidade do músculo ventricular esquerdo do coração. E isso tudo apenas com 2 anos de exercícios físicos!
O sedentarismo e o avanço da idade podem levar a uma rigidez preocupante do músculo ventricular esquerdo, este o qual é responsável por bombear o sangue rico em oxigênio vindo do pulmão para o resto do corpo. Isso é um dos fatores de grande risco para as falhas cardíacas graves ocorrerem. E os exercícios físicos podem ajudar a desfazer essa rigidez, mesmo após os 45 anos de idade.
Baseados nos resultados obtidos pelo estudo - o qual durou 5 anos - os pesquisadores recomendam que os exercícios físicos deveriam passar a fazer parte da vida da população em geral assim como o ato de escovar os dentes ou tomar banho.
Publicação do estudo: CIRC
Exercícios físicos podem reverter danos no coração oriundos de uma vida sedentária
Reviewed by Saber Atualizado
on
janeiro 09, 2018
Rating: