Últimas Notícias

[5]

Exercícios físicos podem reverter danos no coração oriundos de uma vida sedentária



Segundo um novo estudo publicado na Circulation - periódico da American Heart Association - e realizado por pesquisadores da UT Southwestern and Texas Health Resources, a prática regular de exercícios físicos podem reverter os danos gerados pelo sedentarismo associado ao avanço da idade no coração, ajudando a prevenir futuras falhas cardíacas.



Para colher o máximo de benefícios possíveis dessa estratégia, o regime de exercícios físicos deve começar até o final da meia-idade (antes dos 65 anos), quando o coração aparentemente retém alguma plasticidade e habilidade de se remodelar, de acordo com os achados dos pesquisadores. E quanto mais cedo o contínuo regime regular de  atividades físicas começar, maiores os benefícios nesse sentido. E mais: os exercícios físicos devem ser realizados de quatro a cinco vezes por semana. Duas ou três vezes por semana não é o suficiente, ainda segundo os pesquisadores.

O regime proposto e testado no novo estudo incluiu exercícios físicos em sessões durando, no mínimo, 30 minutos, além do aquecimento. Foram 61 participantes, divididos em dois grupos (um sendo o controle, onde neste foram realizados apenas treinos de yôga e de balanço corporal):

- Uma das sessões semanais incluiu um programa de atividades físicas de 30 minutos, como exercícios aeróbicos, onde o ritmo cardíaco ultrapassava 95% da taxa de pico por 4 minutos, e com 3 minutos para recuperação, repetidos 4 vezes.
- Cada intervalo de sessão foi seguido por uma sessão de recuperação realizada com relativa baixa intensidade.
- Um dia de sessão durava 1 hora e era de moderada intensidade (aqui a sessão pode englobar atividades como tênis, dança aeróbica, caminhada ou bicicleta).
- Uma ou duas das sessões foram realizadas em cada semana com uma moderada intensidade, ou seja, onde a pessoa chega a suar e ficar um pouco sem ar, mas ainda capaz de manter uma conversa.
- Uma ou duas sessões usando treinos resistivos (musculação) via pesos livres ou exercícios em máquinas específicas.

Os participantes - os quais tinham de 45 a 64 anos de idade - foram progredindo na intensidade dos exercícios físicos em diferentes níveis, indo de esforço leve nos primeiros 3 meses, moderado nos 3 meses seguintes e um máximo de alta intensidade depois de 10 meses. 53 deles conseguiram completar o estudo.

- Continua após o anúncio -



No final do experimento, aqueles engajados nos exercícios físicos, em comparação com o grupo de controle, mostraram 18% de melhora no aproveitamento máximo de oxigênio durante as atividades físicas e mais do que 25% de melhorar na elasticidade do músculo ventricular esquerdo do coração. E isso tudo apenas com 2 anos de exercícios físicos!

O sedentarismo e o avanço da idade podem levar a uma rigidez preocupante do músculo ventricular esquerdo, este o qual é responsável por bombear o sangue rico em oxigênio vindo do pulmão para o resto do corpo. Isso é um dos fatores de grande risco para as falhas cardíacas graves ocorrerem. E os exercícios físicos podem ajudar a desfazer essa rigidez, mesmo após os 45 anos de idade.

Baseados nos resultados obtidos pelo estudo - o qual durou 5 anos - os pesquisadores recomendam que os exercícios físicos deveriam passar a fazer parte da vida da população em geral assim como o ato de escovar os dentes ou tomar banho.


Publicação do estudo: CIRC

Exercícios físicos podem reverter danos no coração oriundos de uma vida sedentária Exercícios físicos podem reverter danos no coração oriundos de uma vida sedentária Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 09, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]