Últimas Notícias

[5]

A deposição de nitrogênio pelas atividades humanas não é importante para a explosão populacional de algas em lagos


De acordo com um recente estudo publicado no Ecosystems, lagos sofrendo de prejudiciais efeitos de explosivos crescimentos populacionais de algas podem não responder à redução, ou mesmo descontinuidade, da deposição artificial de nitrogênio. Mas uma redução na quantidade de fósforo parece ser crucial.

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo - o qual foi resultado de 46 anos de experimentos no noroeste de Ontario, Canadá, através do IISD Experimental Lakes Area -, muitas algas responsáveis por essas explosões populacionais podem fixar nitrogênio atmosférico dissolvido na água de forma substancial, e, portanto, o foco de intervenção deveria ser redirecionado para o controle/remoção de fósforo dos lagos afetados.


- Continua após o anúncio -



Desde 1969, pesquisadores têm manipulado artificialmente esse lago canadense através da adição de variadas quantidades de carbono, nitrogênio e fósforo (claro, aqui estamos apenas mencionando os elementos centrais dos compostos utilizados, como fosfatos e nitratos) para investigar os nutrientes responsáveis pelas explosões de algas. Ao longo do experimento, houve uma contínua adição de fósforo.

No entanto, 40 anos atrás, os pesquisadores começaram a reduzir a quantidade de nitrogênio que estava sendo adicionado ao lago e, de 1990 a 2013, eles cortaram totalmente a adição artificial de nitrogênio. Apesar desse corte dramático, a população de algas continuou a explodir e cobrir os lagos. Nesse sentido, os pesquiadores descobriram que muitas espécies de alga podem manter níveis favoráveis de compostos nitrogenados nas águas ao fixá-los, onde até 86% da demanda por esse nutriente durante as explosões populacionais é atendida pela fixação, compensando satisfatoriamente o corte em outras fontes. Já no caso do fósforo isso não acontece, e compostos fosforados deveriam ser o foco de programas de controle. Aliás, já em 1970 os pesquisadores nesse experimento tinham identificado o fósforo como o principal fator fomentando esse desequilíbrio populacional no lago.

O crescimento explosivo de algas em lagos diversos são mais do que indesejáveis já que podem produzir excessos de toxinas perigosas aos humanos e animais. O fenômeno pode afetar negativamente os suprimentos de água potável, pode gerar 'zonas mortas' de baixa concentração de oxigênio (resultando na morte de peixes), e várias outras consequências negativas. Muitos lagos de água doce ao redor do mundo sofrem de episódios de explosões de algas há décadas.

Com esse novo achado, novas políticas poem otimizar o tratamento das águas em lagos afetados pelo problema.


Publicação do estudo: Springer

A deposição de nitrogênio pelas atividades humanas não é importante para a explosão populacional de algas em lagos A deposição de nitrogênio pelas atividades humanas não é importante para a explosão populacional de algas em lagos Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 19, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]