Últimas Notícias

[5]

Indústria açucareira manipulou pesquisas científicas para favorecer o açúcar


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, ao revisarem documentos internos da indústria de açúcar, descobriram que a Sugar Reasearch Foundation (SRF) financiou pesquisas em animais para a avaliação dos efeitos da sacarose (aquele açúcar comum de cozinha) na saúde cardiovascular, há quase 50 anos, como parte de um projeto chamado de 'Project 259'. Até aí, tudo certo.

Porém, quando as evidências sendo geradas pelo estudo começaram a indicar que a sacarose podia estar associada com doenças cardíacas e câncer nos rins, a SRF, em 1969, cortou o financiamento da pesquisa, impedindo a publicação dos resultados.

Além disso, os pesquisadores encontraram que a SRF - a qual mudou de nome em 1968, se chamando hoje de International Sugar Research Foundation, ou ISRF - secretamente financiou um artigo de revisão em 1965 onde abafava qualquer evidência ligando o consumo de sacarose com doenças cardíacas. Nesse artigo - publicado no New England Journal of Medicine -, era mostrado que as diferenças na flora bacteriana dos ratos explicavam o porquê desses roedores terem um maior nível de colesterol quando se alimentavam de sacarose quando comparado com aqueles que se alimentavam de amido. Já em humanos supostamente não existiria tal ligação por causa da nossa flora bacteriana diferenciada.

- Continua após o anúncio -



Na década de 1960, havia um debate entre os cientistas sobre se existia diferenças no perfil sanguíneo e cardiovascular em relação ao consumo alimentar de sacarose ou de amido, e o Project 259 veio como uma resposta.

Os graves achados de acusação contra a ISRF foram publicados recentemente na PLOS Biology e sugerem que o atual debate comparativo entre o consumo de sacarose e de amido no meio científico pode estar enraizados em mais de 60 anos de manipulação do setor industrial. Aliás, ano passado a Sugar Association criticou arduamente um estudo - utilizando modelos de ratos - que sugeria uma ligação entre açúcar e um maior crescimento de tumores e metástase. 

Esse é importante alerta para estudos sendo financiados pelo setor industrial sobre produtos comercializados pelo próprio setor - especialmente na área de suplementos. Meta-análises e revisões sistemáticas independentes muitas vezes acabam sendo essenciais para descartar padrões tendenciosos e gerarem resultados mais confiáveis.


Publicação do estudo: PLOS Biology

Indústria açucareira manipulou pesquisas científicas para favorecer o açúcar Indústria açucareira manipulou pesquisas científicas para favorecer o açúcar Reviewed by Saber Atualizado on novembro 28, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]