Últimas Notícias

[5]

Novo estudo enfraquece fortemente a possibilidade de existência do Ieti


O Ieti - ou Yeti ou Abominável Homem-das-Neves - supostamente seria uma criatura similar a um primata e maior do que um humano que estaria habitando as regiões montanhosas da Ásia. Fazendo profunda parte do folclore do Nepal e do Tibete, por séculos diversos avistamentos já foram reportados e sinais como ossos, pelos e pegadas são usados por muitos para comprovar a real existência dessas criaturas, fomentando histórias que são passadas de geração para geração.

Estudos científicos averiguando a veracidade desses reportes em geral consideram a existência do Ieti como uma simples lenda, dada a falta de conclusivas evidências de suporte.

- Continua após o anúncio -



Agora, pesquisadores estudando a evolução dos ursos na Ásia - em um time liderado pela bióloga evolucionária Charlotte Lindquvist, da State University of New York, em Buffalo -, resolveram investigar essas alegadas 'provas' de existência do Ieti, através das mais sofisticadas técnicas de análise genética e o maior esforço científico já realizado em estudos do tipo.

As rigorosas análises de nove amostras suspeitas de pertencerem à mítica criatura - entre pelos, pele, ossos, dentes e amostras fecais -, coletadas nos Himalaias e no Plateau Tibetano, mostraram que oito delas eram de Ursos-Pretos-Asiáticos (Ursus thibetanus laniger), Ursos-Pardos-do-Himalaia (Ursus arctos isabellinus) ou Ursos-Pardos-Tibetanos (Ursus arctos pruinosus), e que uma última pertencia a um cão. Basicamente, o estudo sugere que todas os supostos sinais de Ieti possuem origem quase sempre de ursos, os quais são comuns na região (apesar de muitas espécies estarem ameaçadas de conservação).


- Continua após o anúncio -



Os resultados do novo estudo vêm para reforçarem outros achados científicos de mesma natureza, especialmente dois estudos de 2014, no qual pelos encontrados nos Himalaias, e reportados como sendo de um Ieti, eram, na verdade, ou de um urso-polar (Ursus maritimus) do Paleolítico ou de um Urso-Pardo-do-Himalaia - nesse último caso, seria dessa subespécie caso as amostras de pelo estivessem com o seu DNA degradado por má conservação (Ref.2-3).


Publicação do estudo: Royal Society

Referências adicionais:
1. http://www.buffalo.edu/news/releases/2017/11/037.html
2. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/282/1800/20141712
3. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/281/1789/20140161

Novo estudo enfraquece fortemente a possibilidade de existência do Ieti Novo estudo enfraquece fortemente a possibilidade de existência do Ieti Reviewed by Saber Atualizado on novembro 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]