Últimas Notícias

[5]

Evidências prévias de água em Marte agora identificadas como fluxos de partículas secas


Cientistas da USGS (U.S. Geological Survey), em parceria com pesquisadores da Universidade do Arizona, Universidade de Durham (Inglaterra) e do Instituto de Ciências Planetárias (EUA), e em cooperação com a NASA, publicaram um estudo na Nature Geoscience mostrando que a principal evidência de que existia água líquida fluindo na superfície marciana indica, na verdade, algo completamente diferente.

Padrões geomorfológicos escurecidos em Marte - mais escuros do que o ambiente ao redor -, e chamados de RSL (Recurring Slope Lineae), crescem incrementalmente, começam a desaparecer quando inativos e recorrem anualmente durante o período mais quente do ano no planeta. RSLs são na maior parte das vezes encontrados em declives rochosos íngremes em regiões escurecidas de Marte, como nas latitudes intermediárias do sul, Valles Marineris próximo do Equador, e em Acidalia Planitia nas planícies do norte.


- Continua após o anúncio -



O fato é que a aparência e crescimento desses padrões superficiais lembram água líquida fluindo de alguma forma e moldando os sedimentos ali. Porém, segundo novas análises dos ângulos de formação dos fluxos, os RSLs são mais provavelmente material granular se movendo, como areia e poeira. O padrão é parecido com o movimento visto em algumas regiões secas aqui na Terra e não parecem se encaixar com nenhum modelo de água líquida.

Pode existir a tênue possibilidade de que alguma água líquida esteja envolvida em alguns processos iniciais nessas regiões, já que minerais hidratados foram detectados por lá, mas a quantidade pode ser bem pequena ou zero. O mais certo é que a superfície de Marte hoje é realmente muito seca.

- Continua após o anúncio -



De acordo com os autores do estudo, se água líquida existir em quantidades significativas na superfície de Marte, ela estaria limitada a trações de umidade dissolvida da atmosfera e finos filmes de água.

Nesse sentido, parece ser muito difícil qualquer vida ter persistido na sua superfície, caso ela tenha existido no passado.

Publicação do estudo: Nature

Evidências prévias de água em Marte agora identificadas como fluxos de partículas secas Evidências prévias de água em Marte agora identificadas como fluxos de partículas secas Reviewed by Saber Atualizado on novembro 22, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]