Últimas Notícias

[5]

Estudo basicamente mostra que quanto melhor você é no DOTA 2 ou no LoL, mais inteligente você é


Pesquisadores da Universidade de York publicaram um estudo no PLOS One mostrando que alguns videogames de estratégia podem atuar como verdadeiros testes de QI envolvendo inteligência fluída (a qual mede a capacidade de racionalizar e resolver novos problemas, independentemente de qualquer conhecimento prévio).

A pesquisa focou em jogos MOBAs ('Mulplayer Online Battle Arenas' - jogos estratégicos de ação que tipicamente envolvem dois times opostos de cinco indivíduos - assim como jogos multiplayers de 'Tiro de Primeira Pessoa' ('First Person Shooter', FPS), ambos enormemente populares e possuindo centenas de milhões de jogadores ao redor do mundo.

Os pesquisadores - os quais incluíam cientistas dos Departamentos de Psicologia e Ciência da Computação - realizaram dois estudos. O primeiro examinou um grupo de jogadores altamente experientes em League of Legends, um dos mais populares jogos de estratégia do mundo. O segundo estudo analisou quatro jogos: dois MOBAs - League of Legends (LoL) e Defence of the Ancients 2 (DOTA 2) - e dois FPS - Destiny e Battlefield 3.


- Continua após o anúncio -



Nos resultados do primeiro estudo, os pesquisadores observaram uma correlação entre a performance no League of Legends e a performance em testes padrões de inteligência fluída. Já no segundo estudo, foi encontrado que, para grandes grupos consistindo de milhares de jogadores, a performasse nos MOBAs e a inteligência fluída se comportavam de maneira semelhante à medida que os jogadores avançavam na idade (no caso, adolescência para a fase adulta inicial). Mas este efeito não foi encontrado nos FPS, onde a performance declinava depois da adolescência.

Segundo a conclusão dos pesquisadores, a correlação entre a grande habilidade em jogos estratégicos de ação como League of Legends e DOTA 2 e uma alta inteligência fluída é similar à correlação vista entre QI e jogos tradicionais de estratégia como o xadrez. Neles, existe uma forte demanda de memória e capacidade de realizar decisões estratégicas que necessitam levar múltiplos fatores em conta. Já nos FPS, apenas velocidade e acuracidade são a prioridade, estando ligadas ao desempenho de outras áreas no cérebro, como na visão espacial.

Ainda segundo os autores do estudo, esses jogos de estratégia são complexos, socialmente interativos e intelectualmente desafiadores, e podem de fato atuar como um medidor da inteligência de um indivíduo.

- Continua após o anúncio -



A descoberta dessa correlação envolvendo jogos eletrônicos de estratégia extremamente populares pode abrir uma grande janela de dados para os pesquisadores do mundo inteiro. Em estudos epidemiológicos de cognição, análises à nível populacional podem ser realizadas usando os dados de milhões de jogadores como base, especialmente como um modo de monitorar a saúde cognitiva das pessoas ao redor do mundo (um declínio na inteligência fluída e na memória funcional estão ligados com a expressão de um número de doenças e a qualidade de saúde no envelhecimento, por exemplo).


IMPORTANTE: É válido reforçar aqui que o estudo não mostrou que os jogos analisados melhoram a inteligência da pessoa e, sim, que servem de parâmetro para medir a inteligência do indivíduo.

Publicação do estudo: PLOS One

Estudo basicamente mostra que quanto melhor você é no DOTA 2 ou no LoL, mais inteligente você é Estudo basicamente mostra que quanto melhor você é no DOTA 2 ou no LoL, mais inteligente você é Reviewed by Saber Atualizado on novembro 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]