Últimas Notícias

[5]

Essa mosca usa um traje de bolha para mergulhar no perigoso Mono Lago


O Mono Lago da Califórnia é três vezes mais salgado - e muito mais alcalino (por causa de bastante bicarbonato de sódio dissolvido) - do que os oceanos em geral, tornado-o inóspito para a maioria dos seres vivos. Porém, no meio desse inferno todo, existe uma pequena mosca (Ephydra hians) que consegue sobreviver na superfície e até mesmo dentro desse lago, graças a uma bolha de ar presa entre seus pelos que cobre praticamente todo o seu corpo.

No estilo 'traje de mergulho', a extraordinária bolha protege a assim conhecida mosca-alcalina do perigoso ambiente ao redor. Porém, a descoberta dessa mosca veio junto com um mistério: como essa bolha é construída em um ambiente tão salino (algo conhecido de dificultar a formação de bolhas).

- Continua após o anúncio -



Para encontrar a resposta desse mistério, pesquisadores coletaram centenas dessas moscas do lago e as submeteram junto com outras seis espécies de moscas a ambientes com diferentes e crescentes concentrações de bicarbonato de sódio. Nas mais altas concentrações, as soluções de bicarbonato de sódio retiram o ar preso entre os pelos das outras moscas (ao permitir que mais água penetrasse), destruindo as bolhas criadas. Mas os pelos da mosca-alcalina são muito mais compactos (densos), melhor aprisionando o ar e melhor mantendo as bolhas. Além disso, enquanto as outras moscas tinham uma cobertura corporal de cera que repele água, apenas a cobertura usada pela mosca-alcalina consegue repelir as águas do Mono Lago. No final, esse inseto possui uma cutícula superhidrofóbica.

Esses achados foram publicados no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, e mostraram adaptações únicas dessa mosca que permitiram ao inseto se banhar em alimentos (algas) sem competição e botar seus ovos em um ambiente aquático super hostil. Ao mesmo tempo, a mosca-alcalina permitiu que outros animais passassem a habitar o local - como pássaros -, os quais se alimentam desses insetos.


- Continua após o anúncio -



Porém, o ecossistema ali formado está em perigo, porque o lago está ficando cada vez menor e mais concentrado em carbonato de sódio para níveis insuportáveis mesmo para a mosca-alcalina. Somando a isso, o bronzeador solar de pessoas ocasionalmente nadando ali acabam tirando boa parte da cera de proteção da mosca, tornando-a mais suscetível ao afogamento.

Publicação do estudo: PNAS
Essa mosca usa um traje de bolha para mergulhar no perigoso Mono Lago Essa mosca usa um traje de bolha para mergulhar no perigoso Mono Lago Reviewed by Saber Atualizado on novembro 26, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]