Últimas Notícias

[5]

Comer à noite parece aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes


Segundo os achados de um estudo publicado ontem na Experimental Physiology, comer durante a noite está associado com um maior risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes, e tudo culpa do nosso relógio biológico de 24 horas.

Para chegar nessa conclusão, pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México analisaram os níveis de gordura - triglicerídeos - no sangue de ratos. Eles encontraram que depois de alimentar esses roedores com alimentos gordurosos no começo do seu período de descanso, seus níveis de gordura na circulação sanguínea aumentavam mais drasticamente quando comparado à uma mesma alimentação no início da fase ativa.

Nesse sentido, quando os pesquisadores removeram a parte do cérebro desses ratos que controlava o ciclo de 24 horas dos seus organismos, passou a não haver mais uma mudança nos níveis de gordura no sangue, independentemente do horário de alimentação.

Altos níveis de gordura no sangue estão associados com um maior risco de doenças cardíacas e diabetes.

- Continua após o anúncio -



Segundo o autor do estudo, Ruud Bujs, "o fato de nós podermos ignorar nosso relógio biológico é importante para a sobrevivência, onde podemos decidir dormir durante o dia quando estamos muito cansados ou correr de um perigo à noite. No entanto, fazer isso frequentemente - como ficar sempre acordado até muito tarde - irá prejudicar sua saúde a longo prazo, especialmente quando acostumamos a comer em um horário em que devíamos estar dormindo."

O metabolismo energético segue um padrão diurno, principalmente orientado pelo núcleo supraquiasmático (NSC), e pertubações na regulação do ciclo circadiano é ligado à anormalidades metabólicas. Esse novo estudo vem para reforçar essa associação, e mostra que o NSC é responsável por aumentar ou diminuir o consumo de triglicerídeos no plasma sanguíneo pela musculatura esquelética e pelo tecido adiposo marrom.

Publicação do estudo: Wiley

Referência adicional: The Physiological Society

Comer à noite parece aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes Comer à noite parece aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes Reviewed by Saber Atualizado on novembro 08, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]