Últimas Notícias

[5]

Ratos estão evoluindo no meio urbano, e a culpa parece ser do fast-food!



Segundo um novo estudo publicado no bioRxiv a vida urbana está induzindo mudanças genéticas em ratos, selecionando aqueles mais adaptados ao meio urbano.

Entre roedores coletados ao redor da cidade de New York, EUA, os pesquisadores encontraram mudanças em seus RNAs associados a genes envolvidos na digestão e metabolismo - em comparação com ratos fora dos centros urbanos (áreas rurais).

Para citar um exemplo dessas mudanças genéticas, os cientistas encontraram uma relacionada com a produção dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, em um processo similar com o que ocorreu com os humanos quando eles passaram de coletores e caçadores para agricultores. No geral, muitos dos genes diferenciados entre as populações rurais e urbanas de ratos estavam envolvidos em processos metabólicos, tendo papéis muito bem estabelecidos no metabolismo de lipídios e carboidratos.

Além disso, assim como humanos que consomem alta quantidade de gordura, os ratos da cidade também mostraram sinais de fígados com maior volume  e mudanças genéticas associadas com a doença não-alcoólica do fígado gorduroso.

Os cientistas sugerem que esses resultados provavelmente são oriundos do maior consumo de fast-food pelos ratos encontrados na "dieta urbana".

*No caso, os pesquisadores analisaram o rato da espécie Peromyscus leucopus.

Publicação do estudo ´preprint´: bioRxiv

Artigo complementar e recomendado: A Evolução Biológica é um fato

Ratos estão evoluindo no meio urbano, e a culpa parece ser do fast-food! Ratos estão evoluindo no meio urbano, e a culpa parece ser do fast-food! Reviewed by Saber Atualizado on outubro 07, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]