Orcas em cativeiro sofrendo terrivelmente com danos dentários
Um time internacional de pesquisadores, conduzindo a primeira investigação de peso sobre a saúde dentária das orcas (Orcinus orca) mantidas em cativeiro - especialmente para shows em parques aquáticos - encontraram uma triste e preocupante realidade: esses magníficos mamíferos marinhos, mas prisioneiros, estão enfrentando terríveis danos dentários.
Todos sabem o quão terrível e doloroso é uma dor de dente, e, nas orcas, a situação, infelizmente, não é diferente. Com cerca de 48 grandes dentes, problemas dentais, além de bastante nocivos para a saúde, devem ser tão dolorosos quanto os humanos sentem. E a nova pesquisa, publicada no Archives of Oral Biology, encontrou que todos os indivíduos examinados em cativeiro - pertencentes a uma companhia presente nos EUA e na Espanha - tinham dentes danificados.
Das 29 orcas analisadas, mais de 65% tinham de moderado a extremo desgaste na mandíbula inferior, com a maior parte sendo resultado da mastigação de concreto e da superfície metálica dos tanques onde elas são mantidas aprisionadas.
Além disso, mais de 61% dos dentes mandibulares 2 e 3, e 47% do dente mandibular 4 das orcas analisadas exibiam evidências de terem sido submetidos ao procedimento de ´pulpotomia modificada´. Nesse procedimento, o dente das orcas é perfurado, mas não recebe um preenchimento como feito nas pessoas no consultório de dentistas, exigindo um tratamento químico bucal diário para mantê-los livres de restos de comida e infecções bacterianas. A perfuração é feita quando um dente fica tão desgastado que a polpa fica exposta (abrindo um canal para doenças e infecções). Porém, esse procedimento deixa os dentes mais suscetíveis à fraturas diversas, algo que se soma aos danos de desgaste dentário.
Segundo os pesquisadores, os danos nos dentes das orcas é a mais trágica consequência do cativeiro, e algo não visto com intensidade nem próxima no ambiente selvagem. Além de resultar em mortes e morbidez em cativeiro, também leva a um uso crônico de antibióticos, os quais comprometem o sistema imune desses animais.
- Continua após o anúncio -
Esses danos já ocorrem desde o início da vida em cativeiro das orcas, ainda segundo os pesquisadores, e como elas possuem um sistema nervoso muito parecido com o nosso, a dor que enfrentam desses danos dentários deve ser terrível. E o pior é que muitas não podem nem mesmo ser reabilitadas aos oceanos por causa dos procedimentos de perfuração, os quais exigem lavagem química diária para mantê-las livre de infecções.
Os resultados da pesquisa lançam um alerta internacional sobre a situação degradante das orcas mantidas em parques aquáticos e outros ambientes de cativeiro.
Publicação do estudo: ScienceDirect
Para saber mais sobre as orcas, acesse: Bibliotecanimal (Orca)
Orcas em cativeiro sofrendo terrivelmente com danos dentários
Reviewed by Saber Atualizado
on
outubro 12, 2017
Rating: