Últimas Notícias

[5]

Importante teste para crianças com anemia falciforme está sendo ignorado


Segundo aponta um estudo realizado sob a liderança da hematologista e pesquisadora norte-americana Julie Kanter, apenas em torno de 30% a 50% das crianças nos EUA portadoras de anemia falciforme estão recebendo um teste simples - conhecido como Doppler Transcraniano (DTC) - que poderia mantê-las prevenidas de um derrame.

O DTC mede o quão rápido o sangue está circulando através de vasos sanguíneos no cérebro. O teste é como um exame de câncer de cólon, onde se você faz uma colonoscopia, acaba podendo ter a chance de prevenir a doença ao tomar medidas necessárias de prevenção. Se você faz um DTC e o resultado sai anormal, você pode já iniciar uma terapia de transfusão e prevenir graves derrames.


- Continua após o anúncio -



A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária bem comum em boa parte do mundo. É causada por uma modificação no gene (DNA) que, em vez de produzir a hemoglobina A, de adulto, produz em seu lugar outra hemoglobina diferente chamada S. Esta mutação ocorreu no continente africano e apresenta altas incidências na África, Arábia Saudita e Índia. Aqui no Brasil, nascem cerca de 1 mil crianças todos os anos com a doença.

Derrames são uma preocupação comum para quem possui a doença. As hemoglobinas afetadas com a anemia falciforme são produzidas na corrente sanguínea com um formato de "foice" e dificultam a circulação sanguínea. Essas células vermelhas tendem a se aglomerar e bloquear artérias no cérebro, danificando as paredes dos vasos sanguíneos e levando a derrames. E por isso o teste é tão importante, para identificar os pacientes com maior risco de desenvolver o problema.

Os autores do estudo ainda não sabem os motivos que estão levando as crianças com a doença a não serem diagnosticadas. Desconfia-se de que as mães podem não estar dando a devida importância ao exame ou que a baixa disponibilidade de instrumentos nos centros de saúde dificultem o procedimento de ser realizado em muitos casos.

O estudo analisou os EUA, mas fica também de alerta para outros países.

Referências:
1. http://academicdepartments.musc.edu/newscenter/2017/kanter-sickle-cell-research/
2. http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/955-sas-raiz/dahu-raiz/sangue-e-hemoderivados/l2-sangue-e-hemoderivados/13335-doenca-falciforme

Importante teste para crianças com anemia falciforme está sendo ignorado Importante teste para crianças com anemia falciforme está sendo ignorado Reviewed by Saber Atualizado on outubro 23, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]