Últimas Notícias

[5]

Gigantescos índices de obesidade entre crianças e adolescentes ao redor do mundo



De acordo com um estudo publicado hoje no Lancet - o maior do tipo já feito, englobando mais de 200 países -, os níveis de obesidade entre crianças e adolescentes aumentaram 10 vezes nas últimas quatro décadas! Em outras palavras, cerca de 124 milhões de meninas e meninos ao redor do globo estão bem acima do peso recomendado.

A análise realizada pelo Lancet, liberada no Dia Mundial da Obesidade, vem ao mesmo tempo que pesquisadores da Federação Mundial de Obesidade alertam que os custos globais associados ao tratamento de problemas de saúde disparados pela obesidade irão superar os 920 bilhões de euros todos os anos a partir de 2025.

Crianças obesas possuem grandes chances de se tornarem adultos obesos, o que piora ainda mais a situação. Apesar dos índices de obesidade infantil parecerem estar estabilizados em países de alto desenvolvimento na Europa, outras partes do mundo estão mostrando taxas alarmantes.


Os maiores índices de obesidade infantil estão agora no Leste Asiático, com a China e a Índia testemunhando aumentos exponenciais nesse quesito. A Polinésia e a Micronésia possuem os maiores índices de todos, onde cerca de metade da população jovem nesses países está acima do peso ou obesa.

- Continua após o anúncio -



Além de elevar os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes - algo já bem conhecido entre a população - a obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de vários tipos de cânceres (1). E, para os mais jovens, a atenção precisa ser reforçada, já que:

1. O emagrecimento e a manutenção do excesso de massa adiposa perdida é difícil de alcançar, ou seja, tendendo a fazer com que a criança e o adolescente obesos continuem obesos após a idade adulta;

2. Estar obeso na infância e na adolescência está associado com um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes tipo 2;

3. Adolescentes e crianças obesos possuem consequentes prejuízos psicológicos e menor disposição escolar;

4. Por último, crianças e adolescentes são mais suscetíveis do que adultos aos alimentos que induzem o ganho rápido de peso devido ao excesso de calorias, e, com isso, torna-se necessário protegê-los mais dessas "tentações", especialmente se tiverem tendência a engordar.


(1) Para saber mais:  Fique alerta: A obesidade também causar câncer

Publicação do estudo: Lancet
Gigantescos índices de obesidade entre crianças e adolescentes ao redor do mundo Gigantescos índices de obesidade entre crianças e adolescentes ao redor do mundo Reviewed by Saber Atualizado on outubro 11, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]