1 em cada 6 mortes são causadas pela poluição
De acordo com um estudo publicado no periódico The Lancet, em 2015 nove milhões de mortes ao redor do mundo estavam ligadas diretamente à poluição. Além disso, quase todas essas mortes ocorreram em países de baixo e médio desenvolvimento, onde a poluição contou com mais de 1/4 das mortes. Bangladesh e a Somália foram os mais afetados.
A maior parte dessas mortes foram causadas por doenças não-infecciosas, como doenças cardíacas, derrames e câncer de pulmão. Entre as formas de poluição, a poluição do ar teve o maior impacto, sendo responsável por 2/3 das mortes. Os prejuízos financeiros consequentes chegam a somar $ 4,6 trilhões por ano, segundo estimativas dos pesquisadores associados ao estudo.
Enquanto a poluição das águas respondeu por 1,8 milhões das mortes e a poluição no ambiente de trabalho foi ligada a 800 mil mortes, a poluição do ar ficou responsável por 6,5 milhões de mortes prematuras. E essa poluição do ar inclui principalmente gases e pequenas partículas liberadas durante a queima de combustíveis fósseis e outros materiais orgânicos.
Como países em desenvolvimento ou de baixo desenvolvimento estão tentando buscar um rápido desenvolvimento econômico, eles acabam respondendo por cerca de 92% das mortes ligadas à poluição, já que acabam usando em excesso combustíveis de todos os tipos e de forma irresponsável, não se importando muito se a fonte é muito suja ou não (como carvão mineral), contando apenas se são baratas e fáceis de conseguir.
- Continua após o anúncio -
Muitos países até justificam esses danos pela poluição dizendo que eles são necessários no processo inicial de desenvolvimento de qualquer nação. Porém, os especialistas repudiam tal pensamento, citando que a quantidade de novas tecnologias hoje disponíveis fornecem outras alternativas mais sustentáveis e limpas. Poluição não precisa estar ligada ao crescimento econômico.
A queima de carvão mineral e diesel, por exemplo, liberam uma maior quantidade de micro partículas e gases tóxicos que afetam pesadamente crianças, idosos e pessoas com problemas pulmonares diversos.
- Continua após o anúncio -
Esse novo chocante estudo vem para mostrar que a poluição não é apenas um problema ambiental, afetando com força a saúde das pessoas, e pede maior apoio do governo e da população em geral para resolver a situação. Quando luta-se pela diminuição da produção de gases estufas, os benefícios vão além da questão do aquecimento global. Mesmo assim, muitos que acreditam que o aquecimento global é uma farsa, acabam não ligando para a queima de combustíveis diversos, porque acham que a única problemática envolvida são as mudanças climáticas. E essas pessoas estão morrendo aos poucos com a alienação. Quem está lucrando poluindo possui dinheiro para se proteger. Você não.
Publicação do estudo: The Lancet
1 em cada 6 mortes são causadas pela poluição
Reviewed by Saber Atualizado
on
outubro 20, 2017
Rating: