Últimas Notícias

[5]

Primeiro salmão geneticamente modificado começou a ser vendido no Canadá!



Depois de 25 anos de insistência, a empresa AquaBounty Technologies - uma companhia em Maynard, Massachutts - anunciou, no dia 4 de Agosto, que cerca de 4,5 toneladas do tão controverso salmão desenvolvido através de engenharia genética foram vendidas no Canadá.

A venda marca a primeira vez que um animal geneticamente engenhado é vendido como comida em um mercado abeto.

No caso, o peixe é uma variedade de Salmão-do-Atlântico (Salmo salar) que foi modificado para crescer mais rápido do que a versão selvagem, alcançando o tamanho máximo quase na metade do tempo natural (em torno de 18 meses). Na imagem acima, podemos ver o salmão modificado e a sua variedade selvagem, sendo que o primeiro é quase o dobro do segundo, apesar de ambos possuírem a mesma idade.

O salmão foi produzido a partir da inserção de um gene de hormônio de crescimento do salmão-chinook (Oncorhynchus tshawytscha) junto com elementos de regulação genética da espécie Zoarces americanus (uma espécie de lampreia). Essas modificações genéticas permitiram que esse salmão produzisse continuamente baixos níveis de hormônio de crescimento.

Os peixes vendidos para o mercado canadense foram criados em taques de um pequeno complexo no Panamá. A AquaBounty, agora, pretende expandir seus locais de produção em Prince Edward Island, Canadá, onde já foi dado sinal verde de construção em Junho. No mesmo mês, a companhia também adquiriu uma fazenda de peixes na Albânia, EUA, mas esperando autorização norte-americana para o início de produção.

Na verdade, desde o final de 2015 o FDA (Agência de Drogas e Alimentos dos EUA) e autoridades canadenses já tinham aprovado o salmão modificado para consumo, mas por causa de forte resistência de grupos políticos e ativistas, os quais questionam principalmente os riscos ambientais e segurança alimentar (apesar do próprio FDA tendo aprovado), as disputas continuaram freando a aceitação legal do peixe, e continua até o momento nos EUA.

Referência: Nature


Primeiro salmão geneticamente modificado começou a ser vendido no Canadá! Primeiro salmão geneticamente modificado começou a ser vendido no Canadá! Reviewed by Saber Atualizado on agosto 08, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]