Últimas Notícias

[5]

Decifrando o núcleo solar!



O Sol, o qual está excepcionalmente estável pelos últimos 4,6 bilhões de anos, tem sua integridade mantida através de um quase perfeito equilíbrio entre sua massiva força gravitacional - a qual tende a fazê-lo entrar em colapso - e a pressão gerada pelas reações termonucleares em seu núcleo (energia liberada pelas fusões entre os átomos, especialmente de hidrogênio).

Agora, usando a instrumentação do GOLF-1 orbitando ao redor do Sol a bordo do observatório espacial SOHO2, foi possível dar um grande avanço no entendimento do núcleo da nossa estrela. Com as contínuas medidas das oscilações solares, as quais carregam informações sobre as propriedades físicas das diferentes camadas do Sol, e análise dos modos gravitacionais associados, os astrônomos conseguiram acuradamente o tempo que o núcleo solar leva para dar uma rotação completa: 7 dias.

Esse valor obtido é 3,8 vezes mais rápido do que as camadas intermediárias e exteriores. E entender a dinâmica cinética das diferentes camadas solares é essencial para entender com mais detalhes o nascimento, evolução, estrutura e composição química precisa da nossa estrela. Modelos atuais relativos ao Sol, por exemplo, não previam as diferenças de velocidade encontradas pelo novo estudo, indicando a necessidade de um maior refinamento nos mesmos.

Publicação do estudo:  AANDA


Decifrando o núcleo solar! Decifrando o núcleo solar! Reviewed by Saber Atualizado on agosto 08, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]