Últimas Notícias

[5]

Jogos de videogame podem ser benéficos ou prejudiciais para o cérebro dependendo do gênero



Um novo estudo publicado no periódico Molecular Psychiatry mostrou que enquanto videogames de ação promovem habilidades de atenção visual e memória visual de curto prazo, eles também podem promover uma redução na quantidade de matéria cinzenta no hipocampo, dependendo do tipo de sistema de navegação do jogo.

O hipocampo é uma região envolvida com o aprendizado espacial, navegação e memória, sendo crítico para a saúde cognitiva do indivíduo. Quanto menor a quantidade de matéria cinzenta (corpo celular dos neurônios) nessa região, maior o risco da pessoa em desenvolver doenças indo de depressão à esquizofrenia, PTSD e Alzheimer.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, quando jogadores habituais escolhem frequentemente jogos de ação onde não existe desafios de localização espacial (tipo, o jogo possui GPS e rotas fáceis de terem um padrão seguido) - como Call of Duty ou Battlefield -, o hipocampos para de ser estimulado, resultando em perda de densidade neural. As perdas são menores em jogos de ação que utilizam algum nível de estratégia espacial, como Dead Island. Aqui, entram em maior preocupação os jogos de ação do tipo firt-person shooter ('primeira pessoa' e 'mira e atira'), onde o jogador geralmente apenas segue em frente atirando.

Já jogos que desafiam seu senso de orientação espacial dentro dos cenários explorados, como aqueles de plataformas-3D (tipo Super Mario 64), resultam em uma aumento na quantidade matéria cinzenta no hipocampo ou na funcionalidade conectada à área do córtex entorrinal.

Os resultados foram obtidos após a análise de três grupos de participantes, em um total de 97 pessoas, através de imagem por ressonância magnética (IRM), enquanto jogavam diferentes estilos de jogos.

Portanto, é preciso cuidado ao indicar jogos de ação para a melhora de habilidades cognitivas, porque eles podem resultar em perdas significativas em uma área cerebral crucial. Fica também a dica para quem gosta de videogames variar bastante no estilo de jogo, especialmente em relação ao sistema de navegação utilizado.

Publicação do estudo: Molecular Psychiatry

Referência adicional:  Springer


Jogos de videogame podem ser benéficos ou prejudiciais para o cérebro dependendo do gênero Jogos de videogame podem ser benéficos ou prejudiciais para o cérebro dependendo do gênero Reviewed by Saber Atualizado on agosto 09, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]