Maior risco de câncer de mama em áreas muito iluminadas à noite
Um novo grande estudo realizado na Havard Medical School, englobando quase 110 mil mulheres e coleta de dados das mesmas entre os anos de 1989 e 2013, encontrou um maior risco no desenvolvimento de um câncer de mama para mulheres que vivem em áreas com maior luminosidade artificial à noite.
Essa relação apenas foi encontrada em mulheres que estavam na pré-menopausa e que são, ou eram, fumantes, sendo ainda mais forte para aquelas que trabalhavam à noite. No geral, o risco era 14% maior de câncer de mama nas mulheres vivendo em áreas com grande iluminação noturna do que naquelas vivendo em áreas com a menor presença de iluminação.
Estudos anteriores já haviam sugerido tal associação, existindo inclusive uma hipótese que pode explicar a causa. A exposição excessiva de luzes à noite pode levar a uma diminuição nos níveis do hormônio melatonina, algo que pode desregular o ritmo circadiano (nosso relógio interno que governa os ciclos de sono e despertar). Essa desregulação pode prejudicar outros sistemas do corpo, levando, por exemplo, a um aumento no risco de câncer de mama entre as mulheres.
Mais trabalho ainda precisa ser feito para investigar essa hipótese e os mecanismos biológicos exatos por trás dos resultados do estudo.
Publicação do estudo: Environmental Health Perspectives
Maior risco de câncer de mama em áreas muito iluminadas à noite
Reviewed by Saber Atualizado
on
agosto 21, 2017
Rating: