Últimas Notícias

[5]

Chuva de diamantes em Netuno!



Pesquisadores da Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR), em colaboração com cientistas da Alemanha e dos EUA, conseguiram criar um modelo de simulação comprovando a formação de grandes quantidades de diamantes em forma de "chuva" em gigantes gasosos como Netuno e Urano.

O interior desses planetas gasosos é formado por camadas congeladas de, em sua grande maioria, hidrocarbonetos, água e amônia. Por um longo tempo, astrofísicos ficavam especulando se as grandes pressões abaixo de 10 mil quilômetros da superfície dos planetas gasosos despedaçavam as moléculas de hidrocarbonetos (compostas de hidrogênio e carbono) e esmagavam o carbono das mesmas para a formação de diamantes, estes os quais acabariam caindo para o interior do planeta (por serem sólidos mais densos ali no ambiente).

Para investigar a plausibilidade dessa suposição, os pesquisadores simularam as condições no interior desses planetas, usando temperaturas de quase 5000°C - criadas com laser - e pressões em torno de 150 gigapascal, para comprimir pequenos pedaços de plástico (no caso, formado por polímeros de hidrocarboneto). Os resultados do experimento confirmaram a suposição: quase todos os carbonos do plástico foram transformados em diamantes em nanoescala!

Em Netuno ou Urano, esse diamantes provavelmente devem ser muito maiores e devem afundar em direção ao núcleo do planeta, segundo os autores do estudo.

Além de melhorar o entendimento do interior desses planetas, o estudo, publicado na Nature Astronomy, também oferece um novo método para a formação de diamantes visando o uso em processos industriais e em pesquisas, o qual pode até ser mais eficiente com o uso de lasers.


Publicação do estudo: Nature


Chuva de diamantes em Netuno! Chuva de diamantes em Netuno! Reviewed by Saber Atualizado on agosto 21, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]