Vacina cada vez mais próxima para o vírus da Febre de Lassa!
A Febre de Lassa é uma doença viral hemorrágica com duração entre 2 e 21 dias. O vírus responsável, pertencente à família Arenaviridae e composto por uma única fita de RNA, é transmitido, principalmente, através de alimentos ou itens contaminados por fezes ou urina de roedores. Cerca de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem sintomas. No geral, os casos de mortalidade são em torno de 1%, mas a taxa naqueles com a forma mais severa da doença é de 15%. 1 em cada 5 infecções resultam na forma severa, afetando órgãos como o fígado, rins e baço. Os casos são, em grande maioria, concentrados na região Oeste da África.
Até o momento, não existe uma vacina para a doença. O único antígeno na superfície viral é a glicoproteína GPC que interage com a célula hospedeira, o que não dava muitas respostas e alternativas para os cientistas. Mas um novo estudo publicado na Science (2) dá nova esperança para a questão.
Analisando agora um anticorpo neutralizante de um humano sobrevivente da doença, uma estrutura de alta-resolução da ligação entre o GPC e esse anticorpo foi obtida, o que fornece importantes informações do mecanismo de entrada do vírus nas células infectadas e, consequentemente, dá boas ideias de como criar uma vacina eficiente para a prevenção da doença.
Obs.: A Febre de Lassa possui esse nome por ter sido descrita pela primeira vez na cidade de Lassa, Nigéria, situada no vale do rio Yedseram.
Referências:
1. http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs179/en/
2. http://science.sciencemag.org/content/356/6341/923
1. http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs179/en/
2. http://science.sciencemag.org/content/356/6341/923
Vacina cada vez mais próxima para o vírus da Febre de Lassa!
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 10, 2017
Rating:
