Últimas Notícias

[5]

Queimando a gordura óssea com exercícios físicos!



A medula óssea é um tecido no interior dos ossos que, além de coordenar a formação do osso em si, também é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e certas células de imunidade para a via linfática. Nesse tecido existe também a presença de gordura, esta a qual não possui um papel fisiológico ainda conhecido pelos cientistas (talvez seja uma reserva energética especial para a atividade da medula óssea).

Porém, algumas evidências indicam que essa gordura pode ser prejudicial à saúde óssea acima de certa quantidade, e que limitá-la pode trazer grandes benefícios. E uma forma para eliminar esse excesso adiposo é através de exercícios físicos, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Bone and Mineral Research.

Usando ratos como modelos experimentais - obesos e magros - os pesquisadores mostraram que, após seis semanas de atividades físicas, a medula óssea dos roedores teve uma significativa redução no seu conteúdo adiposo. Os mais obesos, que possuíam mais gordura inicial no tecido - como previsto -, além de perderem gordura, diminuíram em mais da metade as células adiposas na medula óssea em comparação com aqueles sedentários! No final, essa perda de gordura também fortaleceu os ossos e aumentou sua densidade, especialmente nos obesos.

Não se sabe ao certo como os exercícios influenciam o conteúdo adiposo da medula óssea e como esse "emagrecimento" promove uma melhor saúde do osso, mas pode ser que gordura queimada pelos exercícios libere energia que acaba sendo utilizada para fazer mais tecido ósseo. Ou pode ser que as atividades físicas estimulem de alguma forma células-tronco mesenquimais presentes na medula óssea a produzirem mais células ósseas e menos células adiposas.

De qualquer forma, o estudo não pode ser literalmente extrapolado para humanos, mas já indica que os exercícios físicos podem fazer mais bem para a saúde óssea do que antes imaginado. É mais um ponto a favor das atividades físicas como algo obrigatório na rotina das pessoas.

Publicação do estudo:
 http://news.unchealthcare.org/news/2017/may/another-reason-to-exercise-burning-bone-fat-2013-a-key-to-better-bone-health

Queimando a gordura óssea com exercícios físicos! Queimando a gordura óssea com exercícios físicos! Reviewed by Saber Atualizado on junho 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]