Menopausa adiantada e falta de gravidez aumentam os riscos de problemas cardíacos
Um novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, analisando 28,516 mil mulheres na pós-menopausa por mais de 13 anos, mostrou que aquelas que nunca ficaram grávidas e não deram nascimento a um filho , ou aquelas que atingiram a menopausa mais cedo do que o normal, estão sob um maior risco de desenvolverem um problema cardíaco.
Os mecanismos responsáveis por esse aumento de risco não são ainda conhecidos, mas provavelmente estão ligados aos hormônios presentes na mulher durante o período reprodutivo e durante a gravidez/interrupção do ciclo menstrual.
No caso das mulheres que nunca tiveram um filho, os riscos são maiores para uma falha cardíaca diastólica, um tipo de problema cardíaco onde o lado esquerdo do coração não relaxa como deveria. Mas tal maior risco não parece estar ligado à infertilidade, porque mulheres com mais ou menos filhos não mostram diferenças nesse quesito.
Esse novo achado pode auxiliar bastante nas medidas de prevenção, onde mulheres que se encontram nesse grupo de risco se beneficiariam significativamente com uma maior atenção em ações que visem minimizar danos cardíacos, especialmente em relação à mudanças no estilo de vida.
Publicação do estudo: http://dx.doi.org/10.1016/
Menopausa adiantada e falta de gravidez aumentam os riscos de problemas cardíacos
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 10, 2017
Rating: