Últimas Notícias

[5]

Menopausa adiantada e falta de gravidez aumentam os riscos de problemas cardíacos




Um novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, analisando 28,516 mil mulheres na pós-menopausa por mais de 13 anos, mostrou que aquelas que nunca ficaram grávidas e não deram nascimento a um filho , ou aquelas que atingiram a menopausa mais cedo do que o normal, estão sob um maior risco de desenvolverem um problema cardíaco.

Os mecanismos responsáveis por esse aumento de risco não são ainda conhecidos, mas provavelmente estão ligados aos hormônios presentes na mulher durante o período reprodutivo e durante a gravidez/interrupção do ciclo menstrual.

No caso das mulheres que nunca tiveram um filho, os riscos são maiores para uma falha cardíaca diastólica, um tipo de problema cardíaco onde o lado esquerdo do coração não relaxa como deveria. Mas tal maior risco não parece estar ligado à infertilidade, porque mulheres com mais ou menos filhos não mostram diferenças nesse quesito.

Esse novo achado pode auxiliar bastante nas medidas de prevenção, onde mulheres que se encontram nesse grupo de risco se beneficiariam significativamente com uma maior atenção em ações que visem minimizar danos cardíacos, especialmente em relação à mudanças no estilo de vida.

Publicação do estudo: http://dx.doi.org/10.1016/j.jacc.2017.03.557



Menopausa adiantada e falta de gravidez aumentam os riscos de problemas cardíacos Menopausa adiantada e falta de gravidez aumentam os riscos de problemas cardíacos Reviewed by Saber Atualizado on junho 10, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]