Misteriosos brilhos em imagens de satélite da Terra explicados!
Há anos, misteriosos brilhos em forma de flash que apareciam em fotos tiradas da Terra por satélites deixavam os cientistas encucados. Agora, finalmente o culpado pelos flashes foi encontrado: cristais de gelo flutuando bem acima da superfície terrestre.
Os flashes, chamados pelos pesquisadores de ´glints´ (algo que cintila), ocorrem quando a luz solar (no caso da Terra) atinge uma superfície lisa e espelhada, como uma massa de água ou cristais de gelo achatados presentes em nuvens. Esses reflexos apenas ocorrem em latitudes específicas, onde o ângulo da luz solar e Terra encontra aquele do observador e Terra.
Os cientistas já desconfiavam que os glints tinham origem de cristais de gelo em altas altitudes, mas não tinham como provar isso. Porém, usando uma análise qualitativa do espectro eletromagnético dos glints, foi possível determinar a fonte e diferenciar a origem: se era da água ou de cristais de gelo. Como nesses últimos a quantidade de oxigênio é menor por área, acaba existindo um filtro de absorção da luz diferenciado.
E o que mais surpreendeu os cientistas foi que os glints puderam ser identificados a cerca de 1,5 milhões de quilômetros longe da Terra, pelo DSCOVR (Observatório Climático Espacial, em uma tradução da sigla em inglês), lançado em 2015. Isso fornece uma possível nova ferramenta para a busca por planetas fora do Sistema Solar que possam conter água e, possivelmente, vida, através da detecção desses glints de cristais de gelo em nuvens da sua atmosfera.
Referência: Nature
Misteriosos brilhos em imagens de satélite da Terra explicados!
Reviewed by Saber Atualizado
on
maio 22, 2017
Rating: