Vulcões e a extinção dos dinossauros
(29/05/16) Mais um estudo, publicado esta semana na Nature, reafirma que a grande atividade vulcânica da província de Deccan Trapps, localizada na Índia, foi uma das grandes causas da extinção em massa testemunhada no fim do Cretáceo, incluindo o desaparecimento dos dinossauros. Na verdade, parece que os vulcões em Deccan foram complementares importantíssimos na ação posterior do impacto do asteroide Chicxulub, este o qual pode não ter tido força de devastação suficiente para extinguir tanta biodiversidade.
A grande quantidade de gases liberados pela atividade vulcânica pode ter contribuído para o aumento da temperatura em um extra de 7,8°C, com o impacto do asteroide também aumentando, em menor extensão, a temperatura do planeta. Esse efeito conjunto de ambos os eventos no clima pode ter sido o maior responsável pela extinção em massa, segundo o recente estudo. Existem outras hipóteses que relacionam efeitos opostos ao proposto aqui. Os tais vulcões, por exemplo, podem ter resfriado o planeta (1), junto com o asteroide (uma maior escuridão pela massiva quantidade de poeira levantada nas altas camadas da atmosfera (bloqueio do Sol), com consequente resfriamento do planeta e diminuição da fotossíntese global).
Publicação do estudo: Nature
(1) Como um vulcão pode causar frio?
Artigo Relacionado: Como podemos nos proteger dos asteroides
Vulcões e a extinção dos dinossauros
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 22, 2017
Rating:
![Vulcões e a extinção dos dinossauros](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAoIHQ9xiaRy7pqIReGJCsWsfsyLFgVejL3gfNpTGle-s9OdxQ4N_myhUzLFtyn3nB3SJ7zPzVKCD8PEc0rUt4pgg-A3aiG833h9nnXid0_hGgGz6E4l3OtJXYGIIrLAJIeSfG9dDJeco/s72-c/download.jpg)