Simulando o perfil bacteriano do parto natural!
(21/02/16) Pesquisadores estão tentando introduzir culturas de bactérias da vagina da mãe para os bebês recém-nascido que vieram pela via da cesariana. Acredita-se que as bactérias que entram em contato com o bebê durante sua travessia pelo canal vaginal possa dar benefícios de longo prazo para os mesmos, como proteção maior contra a asma, obesidade e problemas cardíacos. Aqueles que nascem pela cesariana passam a ter um perfil bacteriano mais similar do da pele da mãe, ao invés da vagina.
Nos primeiros testes da pesquisa, foram obtidos resultados razoáveis, mas o perfil bacteriano em várias partes dos corpos dos bebês nascidos pela via natural ou artificial ainda continuavam diferentes, especialmente no intestino. Além disso, o tempo que o bebê fica dentro da vagina e condições ambientes ali são quase únicos, ficando difícil simular isso.
Esse tipo de pesquisa vem em um tempo em que as cesarianas estão sendo efetuadas em número assustador, chegando a ultrapassar 50% dos nascimentos em vários países. As mães geralmente acham que a cesariana possui apenas o revés de prolongar o tempo de recuperação delas depois do parto, mas o parto natural pode proporcionar diversos benefícios para o bebê, além de trazer menores riscos de saúde para a mãe.
Referência: Science
Artigos recomendados:
Simulando o perfil bacteriano do parto natural!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 24, 2017
Rating: