Últimas Notícias

[5]

Nova centrífuga sanguínea: brincadeira de criança revolucionando a medicina!

           

            (11/01/17) Fantástico! Normalmente, o uso do centrífugas tradicionais, importantíssimas na área da saúde, é bastante dificultado pelo alto custo desses equipamentos. Tentativas já foram feitas para a construção de modelos mais simples e baratos que alcançassem o maior número possível de localidades no planeta, especialmente os países em extrema necessidade, como muitos na África. Porém, esses modelos não conseguem uma satisfatória velocidade de rotação.

          Agora, pesquisadores, inspirados em um famoso e popular brinquedo caseiro, criaram um modelo de centrífuga MUITO simples e MUITO barato, usando apenas cordas e papel, e que pode ser facilmente manuseado por qualquer um! O vídeo abaixo mostra o funcionamento do mesmo, e você deve estar já bem familiarizado com o "brinquedo".

           Basicamente, um disco no meio gira rapidamente quando as extremidades de uma corda enrolada são puxada em direções opostas. Os pesquisadores pegaram o modelo do brinquedo e o aprimoraram, para que a rotação imposta no disco fosse a máxima possível nas puxadas. O resultado: 125 mil revoluções por minuto! O vídeo acima mostra o funcionamento.

           Com o novo dispositivo, apenas em 90 segundos já é possível separar as células vermelhas, plaquetas e plasma nas amostras de sangue fixadas no disco. Com um pouco mais de tempo de rotações, já é possível separar a parte do sangue necessária para fazer testes de malária, doença que atinge com força a população africana em diversas partes.

           O custo de cada unidade do modelo? Apenas 20 centavos de dólar a versão de papel! É possível também fazer uma versão de plástico com uma impressora 3D, a qual também sai muito barato.

Nova centrífuga sanguínea: brincadeira de criança revolucionando a medicina! Nova centrífuga sanguínea: brincadeira de criança revolucionando a medicina! Reviewed by Saber Atualizado on abril 25, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]