Não subestimem os pequeninos!
Quando colocadas para fazerem o teste tradicional de ´Falsas Crenças´ (Primatas também leem mentes!), normalmente as crianças nessa faixa de idade falhavam no mesmo, supostamente mostrando que ainda não eram capazes de saber quando uma pessoa está mentindo ou fazer uma previsão do que se passa na cabeça dela. Isso era algo pensado que só começa a surgir nas crianças em torno dos 4 anos de idade.
Mas, quando o teste tradicional é simplificado, os pesquisadores mostraram que essas crianças conseguiam realizá-lo com sucesso! Isso mostra que elas podem, sim, ter alguma ideia do que se passa na cabeça das pessoas ao redor e ter alguma noção de quando elas estão mentindo.
É importante esclarecer o máximo possível a capacidade intelectual das crianças muito novas, porque isso pode melhorar os processos educacionais voltados para as mesmas. Tarefas e conhecimentos simples demais podem estar sendo ensinados nessa faixa de idade, sendo que coisas mais complexas poderiam estar fazendo parte do circuito deducional e aproveitando bem mais o potencial das crianças desde muito cedo.
Publicação do estudo: NTU
Não subestimem os pequeninos!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 27, 2017
Rating: