Últimas Notícias

[5]

É certo minerar o solo oceânico?



(12/04/17) Recentemente, cientistas britânicos descobriram uma vasta riqueza mineral ao explorarem uma montanha submersa no Oceano Atlântico. Com a ajuda de robôs exploradores, diversos raros minerais contendo valiosos metais para a indústria tecnológica foram identificados, a cerca de 1000 metros de profundidade, repousando calmamente a um distância de 500 km das Ilhas Canários.

Entre os metais de maior importância encontrados estava o telúrio, elemento muito raro na superfície terrestre. Amostras retiradas da montanha marinha revelaram concentrações do mesmo 50 mil vezes maiores do que nos depósitos terrestres! Apenas na área, os pesquisadores estimam que exista cerca de 2670 toneladas de telúrio, o que representa 1/12 do estoque mundial!

O telúrio é utilizado, principalmente, para a feitura de painéis solares avançados que visam a produção de energia elétrica. A eficiência desses painéis especiais é tão alta que a quantidade encontrada submersa do elemento seria suficiente para abastecer 65% da demanda de eletricidade no Reino Unido caso fosse utilizada na construção de células solares.

Além do precioso telúrio, as rochas encontradas na montanha possuíam boas quantidades também de ´terras raras´, as quais contém elementos de essencial uso em turbinas de vento e aparelhos eletrônicos.

Porém, agora, fica a questão: explorar, ou não, o solo marinho? Nunca antes isso foi feito no mundo e as consequências ambientais em um ecossistema ainda bem desconhecido para nós pode ser bastante sérias. A mineração do solo oceânico enfrenta grande resistência de grupos ambientais e preocupa boa parte dos cientistas. Por outro, os metais dessas fontes poderia dar um grande fomento para as tecnologias de produção limpa e sustentável de energia elétrica, como os turbinas de vento e as células solares. O que fazer?

Referência: BBC
É certo minerar o solo oceânico? É certo minerar o solo oceânico? Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]