Últimas Notícias

[5]

Decifrando o segredo das poderosas carapaças de besouros!



(10/02/17) A carapaça dos besouros é tão resistente que, se fôssemos fazer algo do tipo com a tecnologia de materiais que possuímos e vestíssemos com ela esses insetos com elas, estes não seriam capazes nem de andar direito, muito menos voar, como facilmente o fazem, de tão pesados!

Entender melhor como essas carapaças tão leves e resistentes são construídas nesses insetos poderia ser um grande avanço para a construção de melhores materiais para uso em nosso cotidiano. E pesquisadores parecem que conseguiram decifrar o escudo desses besouros, em um estudo publicado na Advanced Functional Materials.

Essas carapaças são feitas de fibras de quitina com cerca de 20 nanômetros de diâmetro (um fio de cabelo humano possui cerca de 75 mil nanômetros), e são empacotadas e empilhadas em uma espécie de espiral. Os pesquisadores agora conseguiram arrumar uma jeito de analisar a seção transversal desses espirais em diferentes orientações e mensurar suas propriedades mecânicas, unindo procedimentos práticos e teóricos. A análise foi feita na espécie Coitinis mutabilis (imagem acima).

O método provavelmente poderá ser usado para analisar outras espécies e pode marcar um importante passo tecnológico.

 Publicação do estudo: Wiley
Decifrando o segredo das poderosas carapaças de besouros! Decifrando o segredo das poderosas carapaças de besouros! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]