Últimas Notícias

[5]

Bonobos: melhores modelos de ancestral comum conosco!



Pesquisas anteriores, à nível molecular, já tinham sugerido que os bonobos eram os mais parecidos com o ancestral comum que nos separou da linhagem bonobo/chimpanzé do que os mais aceitos chimpanzés. Agora, um novo estudo analisando o sistema muscular dos bonobos reforçou ainda mais essa ideia.

Os cientistas acreditam que a linhagem humana separou-se da linhagem dos primatas atuais mais parecidos conosco (chimpanzés e bonobos) há cerca de 2 milhões de anos. Assim, essas duas espécies de primatas desenvolveram diferentes características em relação à nossa espécie, habitando a mesma região na África e tendo apenas como principal divisão geográfica o Rio Congo. Só que sempre existiu uma importante dúvida: qual deles ficou mais próximo de nós na época da separação?

Bem, além das pistas genéticas mais recentes já indicarem os bonobos como a provável resposta, a análise da estrutura muscular desses primatas parece certificá-la. Seus músculos e funcionalidades mais lembram a nossa anatomia do que os chimpanzés. Isso mostra que, para montar um modelo do misterioso ancestral comum citado, os bonobos parecem ser a melhor escolha.

Apesar disso, o estudo também mostrou que certas características nossas são compartilhadas com ambas as espécies, ora de forma exclusiva, ora de forma conjunta. Mas, no geral, somos mais próximos anatomicamente (ninguém aqui mencionou capacidade intelectual) com os bonobos.

Ter um melhor entendimento do que nos separa dos nossos mais próximos parentes primatas ainda existentes pode fornecer grandes avanços no entendimento da saúde humana, além de melhor decifrar a nossa evolução.

Obs.: Muita gente pensa, erroneamente, que nós evoluímos diretamente dos atuais macacos, como o chimpanzé. Como o texto acima deixa claro, apenas temos ancestrais comum com os outros primatas ainda existentes. Discuti sobre isso no artigo Homens, chimpanzés e evolução.

Curiosidade: parece ter existido contato sexual entre os ancestrais dos bonobos e chimpanzés no passado, fazendo com que 1% do DNA de ambas as espécies se misturassem (Misturada entre Bonobos e Chimpanzés!)

Referências:
1. https://mediarelations.gwu.edu/study-finds-bonobos-may-be-better-representation-last-common-ancestor-humans-common-chimpanzees
2. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-04/gwu-sbm042817.php


Bonobos: melhores modelos de ancestral comum conosco! Bonobos: melhores modelos de ancestral comum conosco! Reviewed by Saber Atualizado on abril 29, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]