Últimas Notícias

[5]

Bactérias predadoras ajudando a combater doenças!



(24/11/16) Um estudo publicado na Current Biology mostrou que quando a bactéria predadora (que se alimenta de outras bactérias) Bdellovibrio bacteriovrus era injetada em Peixes-Zebras infectados com a Shigella flexneri, o índice de mortalidade antes de 75% após três dias, caia para 40%. A Bdllovibrio se alimenta de bactérias Gram-negativas, como a Shigella, e acaba diminuindo drasticamente a população delas no ambiente infectado. Em sistemas isolados, a Bdellovibrio chegava a diminuir o número populacional de uma cultura bacteriana em até 4 mil vezes!

E o corpo dos peixes testados suportaram doses bem altas da bactéria predadora, onde o sistema imunológico deles deu conta de eliminá-la do corpo com o tempo. Não houve efeitos colaterais reportados.

Agora vários testes de segurança e eficácia precisam ser feitos antes dessa estranha terapia possa ser usada em humanos. A grande vantagem de se usar bactérias que se alimentam de bactérias é que o problema da ´resistência bacteriana´ é eliminado. Mas os pesquisadores já preveem que esse tipo de estratégia provavelmente será efetiva, no caso de humanos, apenas em feridas infeccionadas, e não quando uma bactéria já se alastrou no corpo todo. Mas, ainda há muito para ser pesquisado antes de conclusões.

A resistência bacteriana é um dos mais preocupantes problemas deste século, e, na tendência atual, um apocalipse de antibióticos pode se tornar uma realidade em um futuro muito breve, onde nenhum destes medicamentos irá surtir mais efeito em quase nenhuma doença bacteriana.

Publicação do estudo: CELL

Artigo recomendado: O que são as superbactérias e a resistência bacteriana?
Bactérias predadoras ajudando a combater doenças! Bactérias predadoras ajudando a combater doenças! Reviewed by Saber Atualizado on abril 27, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]