Asma e IMC!
(05/09/16) Ontem, um estudo apresentado no Congresso Internacional da Sociedade Europeia de Respiração mostrou que o índice de massa corporal (IMC) fora do ideal é um fator mais do que significativo para o desenvolvimento de asma entre as crianças (pelo menos é o que a análise sistemática feita pelos pesquisadores sugere).
Segundo o estudo, entre as garotas, um IMC alto (acima do peso recomendado) aumentava em até 39% os riscos relativos de admissão nos hospitais por causa de problemas com asma. Já entre os garotos, um IMC baixo (peso abaixo do recomendado) aumentava os riscos de admissão em 24%. Os mecanismos fisiológicos por trás dessas interessantes observações não são conhecidos, mas fatores como baixo nível de atividades físicas e biomecânica pulmonar diferenciada podem estar envolvidos.
Isso é mais um dado que enfatiza a importância de uma boa educação alimentar e prática saudável de atividades físicas desde a infância, especialmente no intuito de controlar a obesidade presente e futura.
Publicação reporte do estudo: EurekaAlert
Asma e IMC!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 24, 2017
Rating: