Últimas Notícias

[5]

Alerta Internacional: Homem é infectado com uma super-gonorreia que pode não ter cura


Nas últimas décadas, uma crescente e gigantesca crise de resistência bacteriana está assolando o mundo (1). O uso excessivo e incorreto de antibióticos está fazendo perigosas bactérias evoluírem e se tornarem, literalmente, super-bactérias. Algumas estimativas sugerem que se o ritmo de surgimento dos casos de resistência bacteriana continuar do jeito que está, em 35 anos nenhum antibiótico existente hoje será capaz de combater mais nenhuma doença bacteriana. Atualmente, só nos EUA, as doenças ligadas à resistência bacteriana já atingem cerca de 2 milhões de pessoas ao ano, com algo em torno de 23 mil mortes anuais relacionadas.

(1) Para entender mais sobre o assunto, acesse o artigo: O que são as superbactérias e resistência bacteriana?

Agora, o governo do Reino Unido - via reporte do PHE (Public Health England) - trouxe um preocupante anúncio: o primeiro caso registrado globalmente de infecção por uma forma super-resistente de Neisseria gonorrhoeae que se mostra inabalável ao antibiótico azitromicina e muito resistente à ceftriaxona e a outros antibióticos comuns. O diagnóstico também foi confirmado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo ECDC (Centros Europeus para o Controle de Doenças). A super-bactéria, portanto, é altamente resistente à primeira linha de tratamento para a gonorreia, esta a qual engloba a combinação dos dois antibióticos destacados.


- Continua após o anúncio -



O reporte em questão é de um homem Britânico que acabou contraindo a super-bactéria ao fazer sexo desprotegido com um mulher que ele encontrou na região sudeste da Ásia, um mês antes dos sintomas surgirem. Após a falha da primeira linha de tratamento, o paciente foi tratado empiricamente com ceftriaxona (1g) e, subsequentemente, com espectinomicina. No primeiro teste de efetividade do tratamento, a presença da super-bactéria na urina foi negativa, mas na garganta foi positiva, indicando total falha. Um último antibiótico que se mostrou eficiente em testes clínicos na destruição da super-bactéria - ertapenem (MIC = 0,032 mg/L) - será testado e os médicos responsáveis pelo caso só irão descobrir se seu uso surtirá efeito positivo no meio do próximo mês (Abril). Até lá, o paciente continuará sendo rigidamente monitorado e controlado para que a super-bactéria não se espalhe.


Considerando que esse é o pior caso já presenciado na história da medicina moderna de gonorreia, as autoridades de saúde começaram a traçar outros parceiros sexuais do homem (não-identificado) para impedir a disseminação da super-bactéria. Uma parceira regular que ele também mantinha no Reino Unido foi testada, mas o resultado foi negativo.

- Continua após o anúncio -



O medo agora das agências de saúde é de que a bactéria da gonorreia se torne intratável por qualquer antibiótico muito em breve. Isso já vinha sendo alertado com vigor pela OMS desde ano passado (Gonorreia ficando impossível de ser tratada, alerta a OMS!). E esse último caso passou muito perto - ou será que marcará o surgimento da primeira gonorreia incurável? Independentemente da resposta, o caso reforça ainda mais a mais clássica recomendação de saúde: FAÇA SEXO SEGURO! SEMPRE USE CAMISINHA! Além disso, nunca use antibióticos sem orientação e prescrição médica (1).

(1) Para saber mais, acesse o artigo: O que são as superbactérias e resistência bacteriana?

Compartilhe o artigo:



REPORTE: PHE

Referências adicionais:
1. https://www.gov.uk/government/news/resistant-gonorrhoea-case-reminds-importance-of-safe-sex 
2. http://www.bbc.com/news/health-43571120  
3. https://www.cdc.gov/std/gonorrhea/stdfact-gonorrhea.htm

Alerta Internacional: Homem é infectado com uma super-gonorreia que pode não ter cura Alerta Internacional: Homem é infectado com uma super-gonorreia que pode não ter cura Reviewed by Saber Atualizado on março 29, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]