Células-tronco conseguem reverter quadro de degeneração macular
Depois de Douglas Waters, de 86 anos, desenvolver uma degeneração macular severa associada com a idade (AMD) em julho de 2015, sua visão ficou totalmente comprometida, tornando-o incapaz de ver as coisas ao seu redor com um mínimo de acuracidade, mesmo quando os objetos estavam muito perto dos olhos.
Com sua visão ficando cada vez mais danificada, Douglas resolveu fazer parte de um teste clínico que usava células-tronco derivadas de células oculares desenvolvidas por pesquisadores da UC Santa Barbara, Califórnia, EUA. O tecido modificado feito com essas células foi implantado no seu olho no Moofrields Eya Hospital, uma instalação da NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) na cidade de Douglas, Londres, Inglaterra.
Meses antes da cirurgia, a visão de Douglas estava péssima, com o olho direito já não sendo capaz de ver nada. Após a cirurgia, sua visão melhorou tanto que ele já conseguia ler o jornal e ajudar sua esposa com a jardinagem! E apenas imunossupressão local foi necessária a longo prazo para assegurar a acomodação do novo tecido.
Os resultados desse grande avanço no tratamento da AMD foram publicados recentemente na Nature Biotechnology, onde é descrito o implante seguro e efetivo de células epiteliais de pigmentos retinais engenhadas e derivadas de células-tronco para o tratamento de pessoas com a repentina e severa perda de visão gerada pela doença. É a primeira vez que um tecido completamente engenhado é usado com sucesso para esse tipo de tratamento.
- Continua após o anúncio -
Para se ter uma ideia da importância desse avanço, a degeneração macular representa quase 50% de todos os problemas visuais entre os países desenvolvidos, geralmente afetando pessoas acima dos 50 anos de idade. E a AMD é uma das principais causas de cegueira. Essa doença afeta a visão central enquanto deixa a visão periférica normal. No caso, o novo tratamento visa, por enquanto, a degeneração macular do tipo 'molhada', onde vasos sanguíneos anormais vazam fluídos - como o sangue - na região da mácula no centro da retina e quase sempre começa como uma degeneração macular do tipo 'seco'. Futuramente, os pesquisadores esperam aperfeiçoar o novo tratamento para englobar ambos os tipos da enfermidade.
Além de Douglas, uma mulher com pouco mais de 60 anos também sofrendo de AMD molhada e profundo declínio na visão decidiu apostar no novo tratamento. Ambos foram monitorados por 12 meses, sendo reportado também grandes melhoras na visão da paciente. Eles foram de não conseguir ler nada - mesmo com óculos - para conseguir ler de 60 a 80 palavras por minuto com típicos óculos de leitura.
Compartilhe o artigo:
Leitura complementar: Suplementos de Luteína e Zeaxantina são realmente remédios para os olhos?
Publicação do estudo: Nature
Células-tronco conseguem reverter quadro de degeneração macular
Reviewed by Saber Atualizado
on
março 27, 2018
Rating: