Últimas Notícias

[5]

Mesmo sem possuir um cérebro, estudo mostra que águas-vivas também dormem!


Um estudo publicado recentemente na Current Biology mostrou que águas-vivas (do gênero Cassiopea), mesmo não possuindo um cérebro, dormem assim como humanos, ratos, peixes, moscas, entre outros animais mais complexos e detentores de um sistema nervoso central!

É o primeiro caso de um animal que mostra claros sinais de adormecimento mesmo sem possuir um cérebro, segundo pesquisadores da Howard Hughes Medical Institute (HHMI), responsáveis pelo achado.

- Continua após o anúncio -



Ainda existem muitas dúvidas entre os cientistas sobre o porquê dos animais precisarem dormir e, para tentar responder isso, o novo estudo focou em uma pergunta mais básica: será que todos os animais dormem? Em invertebrados, isso era tido como improvável, até a confirmação que as moscas dormem e agora, que um ser ainda mais simples também o faz, ou seja, águas vivas.

Analisando os pulsos de atividade desses animais, os pesquisadores mostraram que esses padrões eram sempre bem menos frequentes à noite e que a reação das águas-vivas à estímulos externos era cerca de três vezes mais lento do que o normal, ambos comportamentos - cíclicos - tipicamente vistos em animais capazes de entrar em um estado de sono. Esses resultados fortemente sugerem que esses animais, de fato, dormem.

- Continua após o anúncio -



Essa fascinante descoberta coloca a origem do ato de dormir muito mais longe na árvore evolucionária, antes da emergência de um sistema nervoso centralizado.

Agora, os pesquisadores querem saber se animais ainda mais simples, como esponjas-marinhas ou mesmo protozoários também são capazes de dormir, e tentar descobrir de onde esse comportamento primeiro surgiu, e responder se é realmente necessário a existência de neurônios para tal ou mesmo a necessidade de um sistema vivo multicelular.

Artigo Recomendado: Os animais sonham?

Publicação do estudo: ScienceDirect

Mesmo sem possuir um cérebro, estudo mostra que águas-vivas também dormem! Mesmo sem possuir um cérebro, estudo mostra que águas-vivas também dormem! Reviewed by Saber Atualizado on outubro 23, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]