Últimas Notícias

[5]

Estudo de grande escala mostra fortes evidências de que os humanos ainda estão evoluindo!



Pesquisadores da Universidade de Columbia mostraram que variações genéticas ligadas a diversos males de saúde entre a população norte-americana e britânica estão menos frequentes em pessoas com maior expectativa de vida, sugerindo fortemente que a seleção natural está se livrando dessas variações desfavoráveis em ambas as populações.

Os resultados do estudo vieram da análise de 210 mil pessoas nos EUA e no Reino Unido. Entre as variações genéticas desfavoráveis que mostraram estar ficando menos frequentes em pessoas com maior expectativa de vida, estão aquelas ligadas ao mal de Alzheimer, colesterol alto, obesidade, asma e à predisposição ao fumo pesado.

- Continua após o anúncio -



Pessoas que vivem mais, espalham seus genes com mais frequência dentro da população, gerando próximas gerações com suas características genéticas, ou seja, uma carga genética melhor e que ajuda a garantir a sobrevivência de uma espécie. O básico da Evolução Biológica.

Onde as evidências foram mais fortes, os pesquisadores encontraram uma queda na frequência do gene ApoE4 - ligado ao mal de Alzheimer - em mulheres acima dos 70 anos de idade, algo que reforça estudos anteriores que mostravam uma significativa menor expectativa de vida em mulheres com uma ou duas cópias desse gene. O outro foi nos homens, os quais, na meia idade, estão mostrando uma menor presença do gene CHRNA3, ligado a uma maior predisposição ao fumo pesado.

Considerando a faixa temporal de estudo dessas populações - entre 1 e 2 gerações -, essas mudanças de frequência genética se encaixam muito bem com o tempo de evolução biológica que se esperaria para a nossa moderna sociedade, já que características mais complexas demoram milhões de anos para ocorrerem em ambiente selvagem. 

- Continua após o anúncio -



Com cada vez mais amostras genéticas doadas pelas pessoas ao redor do mundo, os pesquisadores terão cada vez mais material para entender nosso genoma e o atual processo evolucionário ocorrendo dentro da atual população humana.


Publicação do estudoPlos One

Artigo Recomendado:  A Evolução Biológica é um FATO
 
Estudo de grande escala mostra fortes evidências de que os humanos ainda estão evoluindo! Estudo de grande escala mostra fortes evidências de que os humanos ainda estão evoluindo! Reviewed by Saber Atualizado on setembro 06, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]