Últimas Notícias

[5]

Revelado mecanismo de como a gordura abdominal pode aumentar o risco de câncer



Uma pesquisa realizada na Michigan State University e publicada no periódico Oncogene, mostrou que uma proteína liberada das células adiposas ajuda a promover o surgimento de tumores no corpo.

Já é bem conhecido que a obesidade aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de vários cânceres (1), porém os mecanismos por trás dessa associação ainda não são muito bem entendidos.

De acordo com o novo estudo, o excesso de tecido adiposo (gordura) na região abdominal - no caso, na camada inferior à subcutânea, onde fica localizada a gordura visceral - gera a maior produção do fator de crescimento de fibroblasto-2 (FGF-2). O FGF-2, segundo os resultados do estudo, agem estimulando certas células que já estão vulneráveis à essa proteína e fazem com que as mesmas cresçam na forma de tumores.

Ratos com maior quantidade de gordura visceral apresentaram maiores níveis do FGF-2 e mesmo quando gordura visceral humana era injetada nos mesmos, ainda mais células tumorais surgiam nos roedores.

Existem outros fatores que certamente são também responsáveis pela ligação entre obesidade e câncer (1), mas de acordo com os autores do estudo, a gordura visceral e os níveis de FGF-2 no corpo do indivíduo provavelmente são uma melhor ferramenta para avaliar os fatores de risco.

Esse novo achado pode melhorar as estratégias de prevenção ao câncer com novas ferramentas nutricionais e vias terapêuticas.

(1) Artigo recomendado para melhor entendimento do assunto: Fique alerta: A obesidade causa câncer

Referência: MSU



Revelado mecanismo de como a gordura abdominal pode aumentar o risco de câncer Revelado mecanismo de como a gordura abdominal pode aumentar o risco de câncer Reviewed by Saber Atualizado on setembro 06, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]