Últimas Notícias

[5]

Maior altura do nariz em humanos modernos é uma herança de Neandertais, conclui estudo


Em um estudo publicado na Communications Biology (1), cientistas concluíram que herdamos um fenótipo na forma do nariz dos Neandertais!


- Continua após o anúncio -


Nossa espécie (Homo sapiens) conviveu por muito tempo com os Neandertais (Homo neanderthalensis), mantendo relações sexuais e hibridizações com essa espécie humana extinta. Como resultado, várias populações atuais de humanos modernos carregam genes herdados de Neandertais, com impactos desde no sistema imune até em características anatômicas. [Para mais informações: Neandertais eram capazes de produzir arte e expressar linguagem?]


No novo estudo, os pesquisadores analisaram dados genéticos de quase 6,5 mil voluntários da América Latina (incluindo 674 Brasileiros), com misturas de ancestralidade Europeia, Nativa Americana e Africana. Eles identificaram 33 novas regiões genômicas associadas com a forma do rosto.


Um gene em particular identificado (ATF3) em várias pessoas no estudo com ancestralidade de Nativos Americanos (assim como do Leste Asiático) - e associado ao desenvolvimento craniofacial - tinha variantes herdadas de Neandertais, contribuindo para um aumento na altura do nariz.



Somando-se a isso, os pesquisadores encontraram sinais de seleção natural (seleção positiva), sugerindo benefícios adaptativos. De fato, Neandertais possuem um nariz substancialmente mais alto do que os humanos modernos.


É há muito tempo especulado que a morfologia nasal tem sido sujeita a seleção natural, particularmente como uma adaptação ambiental a diferentes temperaturas e umidades (ajudando a regular e tornar o ar inspirado mais adequado ao trato respiratório).


Pode ser que variantes genéticas ligadas a uma nariz com maior altura ajudaram nossa espécie a se adaptar a ambientes mais frios nas mais altas latitudes (ex.: Ásia) em relação aos ambientes na África.


(1) REFERÊNCIA:

  • Li et al. (2023). Automatic landmarking identifies new loci associated with face morphology and implicates Neanderthal introgression in human nasal shape. Communications Biology 6, 481. https://doi.org/10.1038/s42003-023-04838-7

Maior altura do nariz em humanos modernos é uma herança de Neandertais, conclui estudo Maior altura do nariz em humanos modernos é uma herança de Neandertais, conclui estudo Reviewed by Saber Atualizado on junho 23, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]