Tiranossauros tinham lábios, conclui estudo
Em um estudo recentemente publicado na Science (1), pesquisadores concluíram que Tiranossauros possuíam lábios. Diferente do retratado em filmes e outras obras populares e mesmo na literatura acadêmica, provavelmente os dentes do T. rex - um dinossauro terópode predador e de grande porte, extinto no final do Cretáceo - não ficavam expostos quando sua boca estava fechada (Fig.3).
No estudo, paleontólogos analisaram o esmalte dos dentes de terópodes como o Tyrannosaurus rex. Eles encontraram que os dentes eram cobertos por uma camada muito fina de esmalte, apontando que esses animais provavelmente tinham lábios para manter os dentes protegidos e envoltos por saliva quando a boca estava fechada.
Figura 1. Um Edmontosaurus juvenil sendo engolido por um Tyrannosaurus, onde podemos ver tecido mole ao redor dos seus dentes. |
Figura 2. Reconstruções a partir do esqueleto do T. rex (A): sugestão clássica com os grandes dentes expostos (B) e nova proposta (C). |
Esmalte fino também é encontrado em lagartos como iguanas, estes os quais possuem lábios queratinosos e escamados para protegê-los de desidratação e danos. Compreensiva análise comparativa mostrou também que o crânio dos dinossauros terópodes era mais similar ao crânio de lagartos do que de crocodilianos.
Nesse sentido, o T. rex teria uma boca mais similar a lagartos - incluindo fileira única de forâmen no maxilar, acima dos dentes - do que a crocodilianos (Fig.3).
Figura 3. Foto de uma iguana, onde podemos ver a existência de lábios nesses répteis. |
Diferente dos lábios de humanos que possuem músculos permitindo movimentação, os lábios do T. rex e outros dinossauros terópodes extintos seriam imóveis, como de lagartos modernos.
(1) Publicação do estudo: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abo7877
> Aliás, falando no T. rex, fica a sugestão de leitura: Por que o Tiranossauro rex tinha braços tão pequenos?