Últimas Notícias

[5]

Tiranossauros tinham lábios, conclui estudo

 

Em um estudo recentemente publicado na Science (1), pesquisadores concluíram que Tiranossauros possuíam lábios. Diferente do retratado em filmes e outras obras populares e mesmo na literatura acadêmica, provavelmente os dentes do T. rex - um dinossauro terópode predador e de grande porte, extinto no final do Cretáceo - não ficavam expostos quando sua boca estava fechada (Fig.3).


- Continua após o anúncio -


No estudo, paleontólogos analisaram o esmalte dos dentes de terópodes como o Tyrannosaurus rex. Eles encontraram que os dentes eram cobertos por uma camada muito fina de esmalte, apontando que esses animais provavelmente tinham lábios para manter os dentes protegidos e envoltos por saliva quando a boca estava fechada.


Figura 1. Um Edmontosaurus juvenil sendo engolido por um Tyrannosaurus, onde podemos ver tecido mole ao redor dos seus dentes.

Figura 2. Reconstruções a partir do esqueleto do T. rex (A): sugestão clássica com os grandes dentes expostos (B) e nova proposta (C).

Esmalte fino também é encontrado em lagartos como iguanas, estes os quais possuem lábios queratinosos e escamados para protegê-los de desidratação e danos. Compreensiva análise comparativa mostrou também que o crânio dos dinossauros terópodes era mais similar ao crânio de lagartos do que de crocodilianos.


Nesse sentido, o T. rex teria uma boca mais similar a lagartos - incluindo fileira única de forâmen no maxilar, acima dos dentes - do que a crocodilianos (Fig.3).


Figura 3. Foto de uma iguana, onde podemos ver a existência de lábios nesses répteis.
Figura 4. Ilustração de um Tiranossauro rex com a boca fechada.

Diferente dos lábios de humanos que possuem músculos permitindo movimentação, os lábios do T. rex e outros dinossauros terópodes extintos seriam imóveis, como de lagartos modernos.


(1) Publicação do estudo: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abo7877


> Aliás, falando no T. rex, fica a sugestão de leitura: Por que o Tiranossauro rex tinha braços tão pequenos? 

Tiranossauros tinham lábios, conclui estudo Tiranossauros tinham lábios, conclui estudo Reviewed by Saber Atualizado on maio 09, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]