Últimas Notícias

[5]

Trabalhar 4 dias por semana ao invés de 5 dias é bom para os funcionários e para as empresas, conclui estudo


- Atualizado no dia 19 de abril de 2023 -


Trabalhar 4 dias por semana ao invés de 5 dias, com o mesmo pagamento, melhora o bem-estar dos funcionários sem reduzir a produtividade da empresa. Essa foi a conclusão de um robusto e inédito estudo conduzido no Reino Unido (Ref.1). O estudo é parte da iniciativa 4 Day Week Campaign (Ref.2), uma coalização sem fins lucrativos que defende a ideia de que trabalhar 4 dias por semana com redução na carga horária é o futuro do trabalho e de uma comunidade mais saudável.


- Continua após o anúncio -


O estudo foi conduzido em 61 companhias Britânicas ao longo de 6 meses (junho até dezembro de 2022), e envolvendo ~2900 funcionários. O estudo não impôs às empresas um valor obrigatório de redução das horas semanais de trabalho para 32 horas/semanais (objetivo ideal), mas foi exigido uma redução significativa no tempo de trabalho que ficou a escolha das empresas e manutenção de 100% do salário; nesse sentido, houve uma redução média de 4 horas da carga horária total durante os 4 dias de trabalho por semana (38 horas/semanais na média para 34 horas/semanais). Além disso, os 4 dias a serem trabalhados ficaram a escolha das empresas, incluindo ou não folga na sexta-feira emendando com o sábado e domingo.


Cerca de 70% dos funcionários reportaram menores níveis de esgotamento, e quase 40% reportaram que estavam menos estressados ao trabalharem 4 dias por semana e com redução na carga horária. Níveis de ansiedade, fatiga e problemas de sono também foram reduzidos de forma significativa. Mais da metade dos funcionários também reportaram uma maior facilidade de balancear o trabalho com a família e as atividades do lar. Mais de 60% dos funcionários reportaram uma maior facilidade de combinar o trabalho com a vida social.


Durante o estudo, as companhias experienciaram 65% menos dias de folga por problemas de saúde, resignações caíram em mais da metade (57%) e lucros aumentaram, na média, em 1,4%, comparado com um período prévio de 6 meses servindo como controle (5 dias de trabalho/semana). Quando comparado com um período similar em anos prévios, as companhias reportaram aumentos no lucro de 35% na média - indicando um crescimento saudável durante o período de redução do tempo de trabalho.


Mais de 90% das companhias no estudo piloto, o qual incluiu indústrias em áreas diversas - desde serviços financeiros até setores alimentícios - continuaram com o novo modelo de horas reduzidas; 18 delas confirmaram que resolveram mudar de forma permanente!


TRÊS DIAS DE FOLGA


Em consonância com o estudo Britânico, um estudo publicado no periódico International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity (Ref.5), conduzido ao longo de um período de 13 meses e envolvendo 308 adultos participantes, pesquisadores trouxeram evidência empírica de que feriados/folgas trazem significativos benefícios à saúde das pessoas. Os resultados do estudo mostraram que trabalhadores durante feriados engajavam 13% mais em atividades físicas moderadas-a-vigorosas, eram 5% menos sedentários e dormiam 4% mais. No geral, os pesquisadores mostraram que as pessoas exibiam comportamentos mais saudáveis durante os períodos de folga. Para períodos de folga mais curtos (<3 dias), a magnitude das mudanças era menos robusta. O estudo suporta modelos de trabalho com períodos mais longo de folga (ex.: 3 dias/semana).


REFERÊNCIAS

  1. https://autonomy.work/wp-content/uploads/2023/02/The-results-are-in-The-UKs-four-day-week-pilot.pdf (Relatório detalhando os resultados do estudo)
  2. https://www.4dayweek.com/
  3. https://autonomy.work/portfolio/uk4dwpilotresults/
  4. https://www.scientificamerican.com/article/a-four-day-workweek-reduces-stress-without-hurting-productivity/
  5. Ferguson et al. (2023). How do 24-h movement behaviours change during and after vacation? A cohort study. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity 20, 24. https://doi.org/10.1186/s12966-023-01416-2


Trabalhar 4 dias por semana ao invés de 5 dias é bom para os funcionários e para as empresas, conclui estudo Trabalhar 4 dias por semana ao invés de 5 dias é bom para os funcionários e para as empresas, conclui estudo Reviewed by Saber Atualizado on março 17, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]