Últimas Notícias

[5]

Quem eram os ocupantes da "Cova de Seis Cabeças"?

Figura 1. Cova de Seis Cabeças. Foto: FAS Heritage


[Inicialmente publicado em junho de 2021] - Pesquisadores divulgaram resultados de um estudo (1) finalmente esclarecendo a identidade dos ocupantes de uma das mais peculiares covas no campo da arqueologia. Em 1997, durante escavações de uma igreja medieval em uma pequena vila de pescadores na região de Portmahomack (Easter Ross), Escócia, arqueólogos desenterraram um caixão com dois esqueletos completos do sexo masculino e mais quatro cabeças decapitadas (Fig.1). O porquê de tal estranho enterro têm permanecido um mistério.


No estudo, os pesquisadores analisaram o DNA dos esqueletos no caixão, e descobriram que cinco das seis pessoas pertenciam a uma mesma linhagem familiar, enterrados entre os séculos XIII e XIV. O primeiro ocupante do caixão foi um homem que morreu após uma severa pancada na cabeça. Décadas depois, o caixão foi reaberto para que seu primo ou sobrinho fossem também enterrados junto com ele. Os crânios do avô, pai e mãe do segundo homem haviam sido colocados previamente no caixão. 


O crânio restante mostrou não estar relacionado aos outros, e era vários séculos mais antigo do que as outras cabeças e esqueletos ali presentes. Segundo os pesquisadores, esse crânio foi derivado de um monge datado do século VIII ou X, e provavelmente foi selecionado e incluído deliberadamente na cova como uma relíquia sagrada.


(1) Referência: Archaelogy.org 

Quem eram os ocupantes da "Cova de Seis Cabeças"? Quem eram os ocupantes da "Cova de Seis Cabeças"? Reviewed by Saber Atualizado on março 15, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]