James Webb captura a imagem direta de um planeta fora do Sistema Solar
[1 de setembro de 2022] - Pela primeira vez astrônomos usaram o telescópio espacial James Webb para obter uma imagem direta de um planeta fora do Sistema Solar (exoplaneta) (1). O exoplaneta (HIP 65426 b) em questão é um gigante gasoso, ou seja, não possui superfície rochosa como a Terra e não é possível de ser habitado por vida como a conhecemos. Tipicamente, exoplanetas são observados apenas de forma indireta (ex.: bloqueio de luminosidade da estrela associada), devido à escassa emissão luminosa refletida por esses corpos que alcança nossos sistemas astronômicos tradicionais de detecção (!). As câmeras supersensíveis do James Webb e uso de uma ampla faixa do infravermelho nesse telescópio facilitaram a detecção direta do HIP 65426 b.
Nas imagens acima, o HIP 65426 b - o qual orbita a estrela HIP 65426 - é observado em quatro diferentes bandas de infravermelho do instrumento NIRCam do James Webb: 3,00 micrômetros (a), 15,5 micrômetros (b), 4,44 micrômetros (c), e 11,4 micrômetros (d).
O HIP 65426 b foi primeiro descoberto em 2017, possui uma massa 6 a 12 vezes a massa de Júpiter, e apenas 15-20 milhões de anos de idade - ou seja, muito mais jovem do que a Terra, esta a qual possui em torno de 4,5 bilhões de anos de idade. Como o exoplaneta está ~100 vezes mais distante da sua estrela do que a Terra do Sol, isso facilitou seu isolamento e captura pelo James Webb, mas ainda assim é uma observação muito difícil de ser obtida (devido ao fato das estrelas, obviamente, serem muito mais brilhantes do que planetas). No infravermelho próximo e no infravermelho médio, o HIP 65426 b é >10 mil vezes e alguns milhares de vezes menos brilhante, respectivamente, do que sua estrela.
(!) IMPORTANTE: Essa não foi a primeira imagem direta de um exoplaneta obtida. Previamente o Telescópio Espacial Hubble também realizou o feito. Mas a captura direta já nos trabalhos iniciais do James Webb aponta que o futuro da exploração de exoplanetas é muito promissor com esse telescópio.
REFERÊNCIA