Últimas Notícias

[5]

Mais da metade dos Brasileiros acreditam em bruxaria, aponta estudo publicado na PLOS One

 

Crença em bruxaria, definida aqui como a habilidade de certas pessoas intencionalmente causarem mal a outras pessoas ou seres através de meios sobrenaturais, é ainda bastante disseminada ao redor do mundo. Um compreensivo estudo publicado esta semana no periódico PLOS ONE (1) resolveu explorar a prevalência desse tipo de crença em vários países e explorar a relação dessa crença com o status e características socioeconômicas, culturais e governamentais nesses países. Os pesquisadores questionaram mais de 140 mil pessoas em 95 países e territórios e continentes a seguinte com a seguinte pergunta: "Você acredita no olho do mal, ou que certas pessoas podem lançar pragas ou feitiços que fazem coisas ruins acontecerem a alguém?" No geral, >40% - ou mais de 4 em cada 10 pessoas - responderam que sim. 


- Continua após o anúncio -


A crença em bruxaria variou de 9% em prevalência na Suécia até 90% na Tunísia. Como mostrado no mapa abaixo exibindo essas porcentagens para cada país, o Brasil mostrou uma prevalência de 51%, ficando à frente inclusive de países na África subsaariana, onde religiões supostamente promovem mais a crença em maldições e magia demoníaca.


Crenças em bruxaria ao redor do mundo. Gershman B., 2022


Segundo os pesquisadores, a variação nas taxas de prevalência mostrou-se consistente com a função hipotética de manter a ordem e a coesão na ausência de mecanismos de governança eficazes, onde as crenças de bruxaria são mais difundidas em países com instituições fracas e se correlacionam positivamente com a cultura conformista e o viés de grupo. Em outras palavras, esse tipo de crença parece emergir como uma resposta ao estresse social e ao abandono das instituições governamentais a certos grupos sociais (ex.: aqueles mais pobres), uma forma de autogoverno alternativo.


Ainda segundo o estudo, esse "mecanismo de defesa" contra deterioração socioeconômica e governamental traz potenciais e sérios prejuízos (!), como relações sociais interrompidas, altos níveis de ansiedade, visão de mundo pessimista, falta de cultura empreendedora e atividade inovadora.


-----------

> Aliás, sabia que o nocebo pode explicar muitos "casos" de voodoo? Assim como o placebo, o nocebo possui forte impacto neuropsicológico no indivíduo. Entenda: O que é o efeito placebo? E qual a relação entre vudu e nocebo?


> E falando em bruxas, você sabe qual a relação entre mandrágora, meimendro, beladona e alegados voos de bruxas na Idade Média? Fica a sugestão de leitura: Existe suporte científico e histórico para o unguento de voo das bruxas?


(!) Uma das mais trágicas e perturbadoras consequências desse tipo de crença ocorre em certos países na África, envolvendo como vítimas indivíduos com albinismo. Para mais informações: Albinos na África: terror e medo 

------------


(1) REFERÊNCIA

Mais da metade dos Brasileiros acreditam em bruxaria, aponta estudo publicado na PLOS One Mais da metade dos Brasileiros acreditam em bruxaria, aponta estudo publicado na PLOS One Reviewed by Saber Atualizado on novembro 26, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]