Últimas Notícias

[5]

Descoberto fóssil representando o mais antigo ancestral conhecido dos animais modernos


Em um estudo publicado esta semana no periódico Nature Ecology (1), pesquisadores reportaram a descoberta de um fóssil (Fig.a) datado entre 556 e 562 milhões de anos atrás (período Ediacarano), e que pode representar o mais antigo exemplo de um grupo evolucionário ainda vivo hoje. Encontrado na Floresta de Charnwood, Reino Unido, o fóssil foi nomeado (espécie Auroralumina attenboroughii) em homenagem ao famoso naturalista e apresentador David Attengorough, sendo descrito como ancestral de um grupo (medusozoano) de animais que inclui as águas-vivas, anêmonas-do-mar e os corais, e o mais antigo cnidariano conhecido.


- Continua após o anúncio -


O fóssil mostra dois pólipos bifurcantes fechados em um esqueleto rígido, poliédrico e orgânico com evidência de tentáculos simples e densamente empacotados (Fig.b-c).


O achado é também mais uma evidência contra a ideia tradicionalmente aceita de que a fixação de filos e de planos corporais observados nos animais modernos - e origem em geral desses últimos - ocorreu apenas no evento conhecido como Explosão Cambriana, há cerca de 539 milhões de anos atrás (dezenas de milhões de anos depois da emergência do A. attenboroughii e de outros fósseis do período Ediacarano descritos nos últimos anos).


REFERÊNCIA

Descoberto fóssil representando o mais antigo ancestral conhecido dos animais modernos Descoberto fóssil representando o mais antigo ancestral conhecido dos animais modernos Reviewed by Saber Atualizado on agosto 09, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]