Últimas Notícias

[5]

Descoberto terópode gigante carnívoro na Argentina com braços pequenos similares ao T. rex


Um time internacional de pesquisadores descobriu uma nova espécie de dinossauro carnívoro terópode e de grande porte, nomeado Meraxes gigas. O achado foi descrito em publicação esta semana no periódico Current Biology (1) e fornece pistas do porquê o famoso Tiranossaurus rex e espécies do gênero Carcharodontosaurus possuíam braços tão pequenos: o M. gigas também possuía esse fenótipo, apontando que braços pequenos em grandes terópodes carnívoros evoluíram de forma independente e convergente pelo menos três vezes (reforçando que o fenótipo é provavelmente adaptativo, e aparentemente uma consequência secundária do desenvolvimento de crânios/cabeças muito massivos e poderosos otimizados para lidar com grandes presas) (2).


(2) Leitura recomenda: Por que o Tiranossauro Rex tinha braços tão pequenos?


Os fósseis da espécie - muito bem preservados e cobrindo grande extensão corporal - foram inicialmente descobertos na Patagônia, Argentina, em 2012 e os pesquisadores vêm desde então extraindo, analisando e preparando o espécime. Parte da família Carcharodontosauridae - um grupo de terópodes carnívoros gigantes, incluindo o gênero Giganotosaurus -, o M. gigas não é o maior dos carcarodontossaurídeos, mas suas dimensões estimadas ainda impressionam: comprimento corporal de ~11 metros, massa corporal acima de 4 toneladas e um crânio com 1,27 metro de extensão.



Os braços do M. gigas estão associados a traços funcionais, incluindo pontos de anexação muscular e articulações funcionais, sugerindo alguma função - ainda misteriosa (auxílio no acasalamento?) - prevenindo os braços de desaparecerem por completo.


> O nome do gênero (Meraxes) é uma homenagem a um dos dragões da obra literária As Crônicas de Gelo e Fogo (George R.R. Martin; "Game of Thrones"), e o termo gigas vem do Grego para indicar o enorme tamanho do dinossauro.


> A espécie foi extinta 20 milhões de anos antes do T. rex emergir, e os fósseis da nova espécie datam de 95 milhões de anos atrás.


REFERÊNCIA

  • (1) Canale et al. (2022). New giant carnivorous dinosaur reveals convergent evolutionary trends in theropod arm reduction. Current Biology, Volume 32, Issue 14, P3195-3202.E5. https://doi.org/10.1016/j.cub.2022.05.057 

Descoberto terópode gigante carnívoro na Argentina com braços pequenos similares ao T. rex Descoberto terópode gigante carnívoro na Argentina com braços pequenos similares ao T. rex Reviewed by Saber Atualizado on julho 31, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]