Descoberto terópode gigante carnívoro na Argentina com braços pequenos similares ao T. rex
Um time internacional de pesquisadores descobriu uma nova espécie de dinossauro carnívoro terópode e de grande porte, nomeado Meraxes gigas. O achado foi descrito em publicação esta semana no periódico Current Biology (1) e fornece pistas do porquê o famoso Tiranossaurus rex e espécies do gênero Carcharodontosaurus possuíam braços tão pequenos: o M. gigas também possuía esse fenótipo, apontando que braços pequenos em grandes terópodes carnívoros evoluíram de forma independente e convergente pelo menos três vezes (reforçando que o fenótipo é provavelmente adaptativo, e aparentemente uma consequência secundária do desenvolvimento de crânios/cabeças muito massivos e poderosos otimizados para lidar com grandes presas) (2).
(2) Leitura recomenda: Por que o Tiranossauro Rex tinha braços tão pequenos?
Os fósseis da espécie - muito bem preservados e cobrindo grande extensão corporal - foram inicialmente descobertos na Patagônia, Argentina, em 2012 e os pesquisadores vêm desde então extraindo, analisando e preparando o espécime. Parte da família Carcharodontosauridae - um grupo de terópodes carnívoros gigantes, incluindo o gênero Giganotosaurus -, o M. gigas não é o maior dos carcarodontossaurídeos, mas suas dimensões estimadas ainda impressionam: comprimento corporal de ~11 metros, massa corporal acima de 4 toneladas e um crânio com 1,27 metro de extensão.
Os braços do M. gigas estão associados a traços funcionais, incluindo pontos de anexação muscular e articulações funcionais, sugerindo alguma função - ainda misteriosa (auxílio no acasalamento?) - prevenindo os braços de desaparecerem por completo.
> O nome do gênero (Meraxes) é uma homenagem a um dos dragões da obra literária As Crônicas de Gelo e Fogo (George R.R. Martin; "Game of Thrones"), e o termo gigas vem do Grego para indicar o enorme tamanho do dinossauro.
> A espécie foi extinta 20 milhões de anos antes do T. rex emergir, e os fósseis da nova espécie datam de 95 milhões de anos atrás.
REFERÊNCIA
- (1) Canale et al. (2022). New giant carnivorous dinosaur reveals convergent evolutionary trends in theropod arm reduction. Current Biology, Volume 32, Issue 14, P3195-3202.E5. https://doi.org/10.1016/j.cub.2022.05.057
