Últimas Notícias

[5]

Nativos Americanos não tiveram origem do Japão, conclui estudo

 
Apesar de grandes avanços no campo da arqueologia e da paleo-genética, muitos detalhes relativos ao povoamento da América por humanos permanecem não resolvidos. Aliás, descobertas nos últimos anos têm desafiado modelos tradicionais, especialmente aqueles narrando uma travessia pioneira através do Estreito de Bering há cerca de 16-15 mil anos. Essas descobertas incluem enterros no final do Pleistoceno na região central do Alasca, pegadas datadas em 13 mil anos atrás na costa do Pacífico da América do Norte, um mastodonte morto por caçadores no norte da Flórida datado em 14,5 mil anos, e traços antropogênicos tão antigos quanto 15 mil anos na região nordeste dos EUA e na região costeira do Peru. Mais recentemente, pegadas humanas datadas em 21-23 mil anos foram encontradas na região do Novo México (!).


(!) Leitura recomendada: A cultura Clóvis representou os primeiros humanos nas Américas?


Além dos debates sobre o período de entrada dos primeiros humanos na América, existe também árdua discussão acadêmica sobre a origem exata desses humanos (fonte migratória Eurasiana) e o momento de divergência dos ancestrais Nativos Americanos dessa população original. Nesse sentido, com base em similaridades observadas em artefatos de pedra, muitos arqueólogos atualmente acreditam que os povos nativos na América tiveram origem de habitantes do Japão, há cerca de 15 mil anos. É sugerido que esses nativos Japoneses se moveram ao longo da borda norte do Oceano Pacífico, alcançando o Estreito de Bering durante a Última Era Glacial e, finalmente, entrando na costa nordeste da América do Norte. 


Porém, um estudo publicado agora no periódico PaleoAmerica (1) questiona esse cenário, mostrando que evidências biológicas (genética e óssea) não concordam com uma origem Japonesa dos Nativos Americanos.


- Continua após o anúncio -


Um "modelo estrutural dualístico" para o povoamento do Japão defende que as populações contemporâneas do Japão - incluindo a porção principal de terra, o norte de Ainu e o sul de Ryukyuan - são compostas de dois componentes históricos: uma população muito antiga de caçadores-coletores associados com a cerâmica Jomon, se estendendo de 16 mil até 2,3 mil anos atrás com raízes ainda mais profundas no início do Paleolítico Superior do Japão, e uma migração muito mais recente de agricultores de arroz do Leste Asiático, a cultura Yayoi, há aproximadamente 2,3 mil anos. É o mais antigo desses dois componentes associados com pontas de lanças muito similares àquelas encontradas no continente Norte-Americano.



De acordo com o modelo "Origem do Japão", climas mais quentes seguindo o Último Máximo Glacial (após 18-17 mil anos atrás) incentivaram uma expansão mais ao norte das pessoas que desenvolveram pontas ligadas à cultura Jomon na região marítima do nordeste Asiático, as quais estavam já bem estabelecidas com um dieta marinha e tecnologia de embarcação. Nessa expansão, é assumido que essas pessoas se espalharam rápido ao longo da costa sul da Beringia e para os ricos ambientes marinhos descongelados no noroeste do Pacífico, na América do Norte, trazendo consigo as distintas pontas.


- Continua após o anúncio -


O novo estudo, conduzido por um dos mais notáveis especialistas em dentes humanos - Professor Richard Scott, do Departamento de Antropologia da Universidade de Nevada-Remo, EUA - e um time de especialistas de genética humana da Era do Gelo, analisou múltiplas amostras de dentes e do material genético associado coletadas de vários continentes, comparando-as em particular com o povo Jomon.


Os resultados das análises não corroboraram a hipótese arqueológica da "Origem do Japão", e os pesquisadores concluíram ser improvável que os ancestrais dos Nativos Americanos sejam antigos Japoneses. Biologia óssea e genética discordam desse cenário. Os resultados também seguem o caminho das evidências arqueológicas fortemente sugerindo uma ocupação humana da América muito mais antiga do que 16-15 mil anos atrás. 


Apesar de limitada informação genética do povo Jomon, os pesquisadores consistentemente encontraram que as sequências do genoma mitocondrial, cromossomo Y e do genoma nuclear desse povo não correspondem àquelas de antigos Nativos Americanos em termos de ancestralidade direta. Além disso, com base em análise comparativa da morfologia dentária para acessar ancestralidade, as amostras do povo Jomon eram 24% e apenas 7% correspondentes aos Americanos do Ártico* e aos Nativos Americanos fora do Ártico ("Primeiros Americanos"), respectivamente. De fato, entre as populações não-Africanas analisadas pelos pesquisadores, a população Japonesa mostrou ser uma das menos prováveis de representar a origem dos Primeiros Americanos que efetivamente ocuparam a América.


Uma importante limitação do estudo é que os pesquisadores usaram, tanto para análise de DNA antigo quanto para a análise de dentes, amostras com menos de 10 mil anos de idade da população Jomon - processos evolutivos de fluxo genético e/ou de deriva genética podem ter mudado significativamente a estrutura genética desse povo ao longo dos próximos 6-8 mil anos. Por outro lado, a baixa correspondência genética e morfológica entre Nativos Americanos e povo Jomon encontrada pelos pesquisadores sugere que a única explicação para continuar dando suporte à hipótese "Origem do Japão" seria uma quase completa substituição da antiga população Japonesa por outros grupos migratórios da Ásia continental, algo sem qualquer suporte científico ao longo do período de 16 mil anos até 9 mil anos atrás.


*Essa maior semelhança entre o povo Jomon e os Nativos do Ártico, segundo os autores do estudo, provavelmente representa um evento de fluxo genético entre as duas populações no Estreito de Bering e no nordeste da Ásia que ocorreu entre 15 mil e 13 mil anos atrás. 


(1) Publicação do estudo: Scott et al. (2021). Peopling the Americas: Not “Out of Japan”, PaleoAmerica. https://doi.org/10.1080/20555563.2021.1940440

Nativos Americanos não tiveram origem do Japão, conclui estudo Nativos Americanos não tiveram origem do Japão, conclui estudo Reviewed by Saber Atualizado on outubro 15, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]