Últimas Notícias

[5]

Potencial de vida apontado em Titã, um dos satélites de Saturno


Além da Terra, Marte e o satélite natural de Saturno Encélado (1) são considerados os corpos no Sistema Solar com maior potencial para a vida. Outro satélite Saturniano com potencial de vida é Titã, o qual, além de ser geologicamente ativo, é coberto por uma superfície cheia de compostos orgânicos (hidrocarbonetos no caso) e por uma grossa camada de água congelada cobrindo um potencial oceano de água líquida. 


- Continua após o anúncio -


Nesta semana, durante a Conferência de Ciência Lunar e Planetária (2), pesquisadores apresentaram um modelo de impacto associado à cratera Menrva, no satélite natural de Saturno. A cratera é estimada de ter sido formada há cerca de 1 bilhão de anos, a partir do choque de um asteroide de 34 km de extensão atingindo a superfície a 7 km/s. Segundo o modelo de impacto, o evento teria potencialmente criado um grande lago na região, ligando a superfície com o oceano subsuperficial, e misturando água derretida da crosta congelada e água rica em sais minerais do oceano com os compostos orgânicos da superfície e da atmosfera. Além disso, a energia térmica associada com o impacto e transferido para a crosta teria sido suficiente para elevar as temperaturas na região para cerca de 280 K (próximo de 9°C). 


Esse lago com temperaturas favoráveis à vida teria persistido por cerca de 1 milhão de anos antes de ser congelado. Esse tempo pode ter sido suficiente para vida simples ter emergido na sopa temporária de nutrientes pré-bióticos. A região da cratera Menrva, nesse sentido, se torna uma ótima área para a busca de bioassinaturas em missões espaciais futuras.


(1) Para mais informações, acesseEncélado: O satélite em Saturno capaz de sustentar a vida


(2) Referência (paper): https://www.hou.usra.edu/meetings/lpsc2021/pdf/2309.pdf


Potencial de vida apontado em Titã, um dos satélites de Saturno Potencial de vida apontado em Titã, um dos satélites de Saturno Reviewed by Saber Atualizado on março 29, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]