Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem fungo que imita uma flor


Existem aproximadamente 300 mil espécies de angiospermas (plantas com flores) conhecidas e um estimado de 2,2-3,8 milhões de espécies de fungos no mundo. Muitas interações entre esses dois grupos de seres vivos resultam em doenças nas plantas, as quais se manifestam via diversos sintomas. Pseudo-flores – fungos imitando estruturas de flores (ex.: Puccinia monoica) – são, sem sombra de dúvidas, o resultado mais raro dessas interações. Esses fungos fantasiados de flores dependem de insetos como vetores dos seus esporos reprodutivos para completar o ciclo de vida fúngico, e a fantasia serve para enganar os insetos polinizadores.


- Continua após o anúncio -


Na foto acima, vemos, à primeira vista, três flores. Porém, as duas à direita não estão murchas ou coisa do tipo, e, sim, são dois fungos da espécie Fusarium xyrophilum que evoluíram no sentido de enganar abelhas e outros polinizadores. Descrita recentemente em um estudo publicado no periódico Fungal Genetics and Biology (1), esse é o primeiro caso conhecido de “pseudo-flor” no qual um fungo imita todas as pétalas de uma flor, não apenas partes de folhas. E mais: a “falsa-flor” possui um espectro reflexivo no ultravioleta em uma faixa atrativa aos insetos tricromáticos e até libera uma substância odorífera volátil (2-etilhexanol) altamente atrativa a insetos polinizadores. Quando os insetos interagem com as falsas pétalas acabam levando os esporos reprodutivos do fungo para diversos lugares, ajudando na disseminação e perpetuação da espécie. A F. xyrophilum habita savanas no oeste da Guiana.


É importante notar que o fungo se limita a imitar as pétalas da flor Xyri surinamense. O fungo cresce na ponta de onde as pétalas verdadeiras estariam.


(1) Publicação do estudohttps://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1087184520301572

Cientistas descobrem fungo que imita uma flor Cientistas descobrem fungo que imita uma flor Reviewed by Saber Atualizado on março 29, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]