Últimas Notícias

[5]

Projeto da UFMG estima que existam mais de 50 mil casos de infecções em BH pelo novo coronavírus



Oficialmente, foram confirmados 3987 casos de COVID-19 e 96 mortes registradas na capital mineira, Belo Horizonte. Em Minas Gerais como um todo, são oficialmente confirmados 27641 casos e 661 mortes registradas. Porém, o número de infecções pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode ser várias vezes maior aquele sendo divulgado pelas autoridades de saúde, devido especialmente à escassez de testes de diagnóstico.  

Segundo um projeto conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que monitora a presença de material genético do SARS-CoV-2 no esgoto de Belo Horizonte e Contagem passou a estimar, com base na análise de amostras coletadas de 8 a 12 de junho, que mais de 50 mil pessoas já foram infectadas na capital. Pela primeira vez, em nove semanas, 100% das amostras da bacia do Arrudas testaram positivo para a presença do vírus. Na bacia do Onça, isso acontece desde a sétima semana.

- Continua após o anúncio -



Essas são algumas das principais informações contidas no sexto Boletim de Acompanhamento do projeto-piloto Monitoramento Covid Esgotos, conduzido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis, coordenado sediado na UFMG. A iniciativa conta com a parceria da Copasa, empresa de saneamento do estado, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

-----------

A estimativa de infecção chegou a 11,7% da população atendida por uma das sub-bacias de esgotamento analisadas, em um dos pontos de coleta. Na semana anterior (1 a 5 de junho), dados do mesmo ponto possibilitavam estimar que 6,9% da população atendida estaria infectada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.

Na oitava semana de pesquisa, estimava-se que havia mais de 20 mil pessoas infectadas. A quantidade de pessoas estimadas no final da nona semana (mais de 50 mil) equivale a aproximadamente 2,5% de toda a população interligada aos sistemas de esgotamento e tratamento das bacias do Arrudas e do Onça.

- Continua após o anúncio -



Segundo o boletim, em duas sub-bacias de esgotamento localizadas na bacia do Arrudas e em cinco localizadas na bacia do Onça, foram registrados, na semana passada, os maiores percentuais estimados de população infectada, que variaram nessas sub-bacias entre 1,9% e 11,7%. Nesta semana, mais da metade das sub-bacias de esgotamento situadas na bacia do Onça apresentaram percentuais de população infectada acima de 3%.

E o avanço da COVID-19 - doença causada pelo SARS-CoV-2 - para o interior do estado preocupa. Mais de 70% dos 853 municípios mineiros têm casos confirmados de infecção pelo vírus. O índice geral de ocupação dos 2964 leitos de terapia intensiva da rede estadual do Sistema Único de Saúde é de 75%. No entanto, em algumas regiões, como Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Noroeste, Triângulo do Norte e Vale do Aço, mais de 90% dos leitos de UTI estão em uso. Análises estatísticas sugerem que existam 16 vezes mais pessoas infectadas do que o número oficial em Minas Gerais e uma subnotificação de casos quatro vezes maior do que a observada no Brasil em geral.

Projeto da UFMG estima que existam mais de 50 mil casos de infecções em BH pelo novo coronavírus Projeto da UFMG estima que existam mais de 50 mil casos de infecções em BH pelo novo coronavírus Reviewed by Saber Atualizado on junho 21, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]