Últimas Notícias

[5]

Hospital Albert Einstein desenvolve teste para o novo coronavírus altamente preciso e eficiente



O Hospital Albert Einstein anunciou hoje o desenvolvimento de um exame genético para detecção em larga escala do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A técnica possui alta precisão e pode ser considerada uma opção viável de testagem em massa. O método já teve sua patente registrada por meio do Sistema Internacional de Patentes nos Estados Unidos e estará disponível a partir de junho deste ano.


- Continua após o anúncio -


Existem basicamente dois tipos de teste: RT-PCR - para saber se o paciente está portando o vírus e fazer o diagnóstico - e o 'teste rápido' - indica a resposta imunológica (presença de anticorpos), mostrando quem já foi infectado, mas que não necessariamente porta o vírus. No RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), fragmentos do material genético do vírus - no caso do SARS-CoV-2, o RNA - são detectados a partir de amostras de secreções coletadas das vias respiratórias, como nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). Nos testes imunológicos, tipicamente amostras de sangue, soro ou plasma são coletadas e técnicas diversas (imunocromatografia, imunofluorescência, etc.) são usadas para detectar nessas amostras anticorpos produzidos pelo próprio organismo do paciente em resposta à infecção pelo SARS-CoV-2, chamados de IgM e IgG. 

Ao redor do mundo, vários estudos estão sendo conduzidos para o desenvolvimento de testes mais eficazes, práticos e baratos, que possam ser usados em larga escala e que sejam confiáveis. A realização de testes em massa e o subsequente rastreamento dos casos é o método mais efetivo para o controle de epidemias em seu início, e são cruciais para conduzir políticas de relaxamento ou aplicação dos métodos não-farmacológicos de controle, como o isolamento social.


- Continua após o anúncio -



O novo exame desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein utilizou como base a tecnologia denominada Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing - NGS), que analisa pequenos fragmentos de DNA para identificação de doenças. Para detectar o Sars-Cov-2, os pesquisadores Brasileiros conduzindo pesquisa na instituição adaptaram o método para leitura de RNA. De acordo com o hospital, o teste apresenta 100% de especifidade, ou seja, não apresenta casos de falso-positivo e é o primeiro exame genético do mundo a detectar em larga escala o novo coronavírus por meio da técnica de sequenciamento NGS.

Ainda, segundo os pesquisadores, a eficácia do teste é equivalente aos teste do tipo RT-PCR (I), hoje o principal método aplicado no mundo para detecção do coronavírus. Entretanto, o novo exame apresentado pelo Einstein permite a realização simultânea da análise de até 1536 amostras, 16 vezes mais do que o RT-PCR.

Assim como o RT-PCR, o novo teste analisa amostras de saliva ou retiradas da região nasal e leva cerca de três dias para ficar pronto. A técnica levou apenas cerca de dois meses para ser desenvolvida, algo que reforça o grande potencial da ciência Brasileira.

----------
(I) ALERTA: Um estudo publicado no periódico Annals of Internal Medicine (Ref.3) encontrou que a taxa de resultados falso-negativo do RT-PCR é alta. No reporte, os pesquisadores encontraram que a probabilidade resultado falso-negativo diminui de 100% no primeiro dia de infecção para 67% no quarto dia, e para 20% no oitavo dia. Eles também encontraram que no dia que o indivíduo infectado começa a, de fato, sentir os sintomas de uma doença, a média da taxa de falso-negativo foi de 38%. Além disso, a taxa de falso-negativo começa a aumentar de 21% no nono dia para 66% no vigésimo primeiro dia.

O achado reforça que a interpretação de resultados falso-negativo deve ser feita com cuidado, particularmente para indivíduos que foram expostos ou que possuem sintomas consistentes com a COVID-19. É incerto se o novo teste desenvolvido pelo Einstein possa ter o mesmo problema identificado de falso-negativo.

> Alerta foi atualizado no dia 27 de maio de 2020.
-----------


REFERÊNCIAS

Hospital Albert Einstein desenvolve teste para o novo coronavírus altamente preciso e eficiente Hospital Albert Einstein desenvolve teste para o novo coronavírus altamente preciso e eficiente Reviewed by Saber Atualizado on maio 21, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]